Veja onde estão e como fugir aos radares de velocidade média!

É algo que não resultou bem em alguns países e já estão inclusivamente a ser retirados. No entanto, cá, é mesmo para avançar. Os locais já estão definidos, os testes já estão feitos e começam até a funcionar já durante este Verão. Para não entrar em multas pesadas nem perder pontos da carta vamos dizer-lhe onde estão os radares de velocidade média e como fugir!

Veja onde estão e como fugir aos radares de velocidade média!

Estes radares de velocidade média são algo novo em Portugal. No entanto noutros países não. O sistema de funcionamento é simples. Os radares normais apanham-no ao resgistar a velocidade a que vai quando passa por eles. Os de velocidade média não. Têm um radar de início, digamos assim no ponto A e um radar de fim no ponto B, alguns quilómetros à frente. Ora verificando o tempo que levou a percorrer essa distância é possível perceber a que velocidade ia. Ou seja, aquilo do desacelerar antes de chegar ao radar deixa de ter qualquer efeito.

Veja onde estão e como fugir aos radares de velocidade média!

Ou seja, tem de ter cuidado durante todo o percurso entre o primeiro radar, e o segundo radar.

Quais as localizações dos novos radares

Se vive em Lisboa tem de ter especial cuidado com a A9 ou dito de outra forma a CREL. Aí será uim dos pontos principais a serem controlados. No entanto há mais. Tem de ter também muito cuidado na EN10. O mesmo com a EN6-7 e também com a IC19.

Já no caso do Porto os novos radares serão implementados na A3.

No caso de Santarém teremos os radares na A1. Já em Setúbal, na EN10, EN378, EN4 e IC1.

Em Évora estão na A6 e IP2, em Beja na IC1 e em Coimbra na A1 e EN109.

Como escapar aos novos radares

A boa notícia é que o Waze já nos ajuda a não sermos apanhados na curva. No entanto se não fizermos uma alteração no Waze não vamos receber esta indicação por voz.

A mudança que tem de fazer

Os utilizadores devem usar a voz “Português (PT) Amália” nas definições de som da app Waze para ouvir o alerta. Esta voz sintetizada (TTS / Text-To-Speech) permite aos utilizadores do Waze ouvir os alertas de aproximação aos novos radares de velocidade média em Portugal. Claro que para isto temos também indicações de vias e nomes de ruas.

Assim carregue no símbolo do menu hambúrguer do lado esquerdo. A seguir escolha a opção definições. A seguir carregue em Som.

Depois em voz certifique-se que está escolhido PT Amália.

Entretanto também recebemos a indicação por parte dos nossos leitores que este modo também está presente na voz masculina em PT.

Waze radares de velocidade média

Para além disso quando ativar isto, também passar a receber alertas sobre os 175 locais identificados pela ANSR. Isto com a mensagem: “Atenção! Zona de acidentes! Dê prioridade à vida!”

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.