Inicio Reviews Olhó passarinho: review ao LG G5 com LG Cam Plus

Olhó passarinho: review ao LG G5 com LG Cam Plus

Cada vez mais, os smartphones servem de câmara fotográfica principal no quotidiano ou férias. Algumas marcas apostam inclusivamente grandes trunfos neste ponto, com a LG a destacar-se em tempos recentes.

É por esta filosofia que o LG G5 nos apresenta duas câmaras principais. Uma, de 16MP, apresenta abertura de F1.8 e excelente estabilização óptica. Uma segunda câmara, de 8MP e abertura F2.4 faz as vezes de uma objectiva ultragrande angular, com 135 graus de ângulo de visão, excelente para fotografia de paisagem ou em locais apertados.

Mas por melhores que sejam as câmaras de telemóvel da actualidade, e por mais completas as funcionalidades, podem os smartphones rivalizar com a ergonomia e opções extras das câmaras tradicionais?

É aqui que entra o módulo LG Cam Plus e o nosso segundo artigo dedicado aos LG Friends.

LG Cam Plus o que é

O LG G5 tem, quanto a nós, das melhores combinações entre câmaras e interface, uma questão que abordaremos mais profundamente em breve na Leak Foto.

Com bateria, altifalante e microfone, o Cam Plus faz muito mais do que melhorar a nossa fotografia.
Com bateria, altifalante e microfone, o Cam Plus faz muito mais do que melhorar a nossa fotografia.

Mas, como a maioria dos smartphones, a interface faz-se fundamentalmente no ecrã. É uma opção conveniente, intuitiva, mas também propensa a acidentes e algum desconforto. Afinal, os smartphones não tiveram a ergonomia pensada para substituírem câmaras fotográficas, e por isso não são tão fáceis de segurar por longos períodos de tempo nestas funções.

Como todos os módulos do LG G5, o Cam Plus substitui a base do LG, mantendo as funcionalidades de altifalante e microfone deste. O design é, forçosamente, mais utilitário que artístico, mas acompanha as linhas da tradeira do LG G5 e apresenta uma superfície texturizada que invoca borracha e oferece maior segurança ao toque.

A sua utilidade reside, no entanto, nos diversos botões físicos externos que acrescenta, tornando toda a experiência fotográfica mais intuitiva e natural. A saber, acrescenta um botão dedicado para a gravação vídeo, um disco para zoom, o sempre importante obturador, e um selector que permite aceder rapidamente à câmara.

Menos visível, o LG Cam Plus acrescenta uma bateria de 1200mAh, e isso não só justifica o seu volume, como faz o inverso e acrescenta utilidade a todo o módulo. Fotografar é algo capaz de drenar rapidamente uma bateria, por isso a LG foi realmente inteligente neste campo, permitindo ao G5 ser alimentado por este módulo, à medida que o utilizamos. Garante-se assim, que não ficamos sem câmara ou smartphone a meio do passeio.

Experiência de utilização

A câmara do LG G5 é à prova da maioria das situações, mas se há algo a dizer do módulo Cam Plus é que melhora bastante a experiência de utilização.

O maior segredo do Cam Plus continua a ser a excelente prestação da câmara do LG G5.
O maior segredo do Cam Plus continua a ser a excelente prestação da câmara do LG G5.

Muitos dos comandos continuam a ter de ser inseridos no ecrã, mas a bossa do módulo oferece uma forma muito mais ergonómica para segurarmos o telemóvel.

Com maior segurança, vem mais estabilidade e melhores fotografias. O obturador é soberbo na resposta, com excelente diferenciação entre a semi-pressão para obter o foco e a depressão completa para captura de imagens.

O disco de zoom, por seu turno, funciona muito bem para fazermos o ciclo entre as diversas instâncias de zoom e, mais particularmente, entre a câmara principal e a ultragrande angular. A passagem de uma para a outra é rápida, mas há um pequeno intervalo de bloqueio para termos certeza que acabamos de mudar de câmara.

Destaque igualmente para a impressionante cadência de disparo da câmara com o obturador pressionado, algo excelente para as cenas de acção.

Portanto, embora o módulo seja sem dúvida uma mais valia para os amantes de fotografia, há inúmeras opções que gostaríamos de ver implementadas.

Por exemplo, com tantas capacidades de disparo manual disponíveis, seria fundamental o disco do zoom poder igualmente navegar entre as configurações de exposição ou ISO, o que em muito aumentaria a tal experiência de utilização de uma câmara clássica.

De igual modo, o ideal seria que o disco de zoom oferecesse maior resistência a alterações acidentais do nível de zoom.

Uma última palavra de cautela: a bateria do módulo Cam Plus tem que estar carregada para este funcionar. Se não estiver, não podemos fazer nada com ele, porque o módulo não vai puxar energia à bateria principal. Mas, como dissemos acima, envia energia para lá, e isto significou que pudemos fazer diversas sessões fotográficas sem abdicar de bateria no G5. Nos momentos em que o Cam Plus ficou sem sumo, passamos para um LG G5 com bateria cheia, e continuamos a fotografar.

[carousel ids=”37209,37208,37207,37206,37205,37204,37203″]

Conclusão

O módulo LG Cam Plus está muito bem conseguido do ponto de vista da ergonomia extra e conforto que traz ao utilizador. Segurar o LG G5 durante uma sessão fotográfica torna-se simplesmente mais seguro e eficiente.

Todavia, o módulo fica algo aquém do que poderia em termos de funcionalidades extras. Será fácil contorná-las com actualizações de firmware para dar ao disco de zoom novas opções, e recomendamos vivamente à LG que o faça. Seria fundamental para tornar um gadget interessante um verdadeiro must para qualquer fã de fotografia.

A app fotográfica base do LG G5 é potencialmente das melhores do mercado, e quando se conjuga com o LG Cam Plus, o LG G5 tem uma apreciável capacidade para ser uma câmara fotográfica de substituição muito apetecível. É algo caro, é verdade, mas aqui é preciso que nos lembramos que, além dos comandos externos para fotografia, o Cam Plus, acrescenta 1200mAh de bateria ao LG G5, quase duplicando a energia base disponível, e ainda inclui os mesmos altifalantes, microfones e conexão USB-C do LG G5. Por isso, absolutamente nada se perde, e muito se ganha.

Os fãs da fotografia móvel vão adorá-lo.

  Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

Sony já ganha em Espanha! PS5 vendeu mais que a Xbox Series X!

As consolas da nova geração já chegaram ao mercado, e agora a luta continua no número de vendas que cada uma alcança nesta fase...

Não é só The Witcher! O “Super Homem” tem outros projetos brutais!

Henry Cavill é bastante conhecido em todo o mundo pelos seus mais diversos filmes. No entanto, foi com o "Super Homem" e agora mais...

La Casa de Papel: há uma novidade na estreia da quinta temporada

A pandemia de COVID-19 não tem facilitado em nada o lançamento de novos filmes e também de novas séries / temporadas para a Netflix....

Samsung lidera nos smartphones, Xiaomi cresce e Huawei cai

A pandemia de COVID-19 levou a um forte declínio no mercado de smartphones este ano. No entanto, no terceiro trimestre de 2020, começámos a...

Samsung Galaxy Z Fold 3 chega com o mesmo preço do Fold 2!

Há uma semana falou-se que a Samsung tinha confirmado o lançamento do Galaxy Z Fold 3 em Junho de 2021. Depois foi dito que...