É possível utilizar óleo de motor a gasóleo em carros a gasolina?

É fácil pensar-se que óleo é óleo, independentemente do tipo de motor em que está a ser utilizado. Afinal de contas, o seu único objetivo é lubrificar os componentes internos de um motor. Bem, todos os óleos podem desempenhar a mesma função, mas, tal como os motores em que são utilizados, não são todos concebidos da mesma forma. Dito isto, é possível utilizar óleo de motor a gasóleo em carros a gasolina?

É possível utilizar óleo de motor a gasóleo em carros a gasolina?

Para começar, um motor a gasóleo funciona significativamente mais quente do que um motor a gasolina. É necessário muito mais calor para inflamar o gasóleo, que queimará o óleo de forma diferente. A composição química do óleo de motor a gasóleo e a gasolina chegou para satisfazer as exigências dos respectivos motores. Embora sejam fornecidos com muitos dos mesmos aditivos, tais como zinco, anti-espuma e detergente, o volume desses aditivos varia em quantidade porque cada motor requer níveis diferentes para funcionar corretamente.

- Publicidade -
erro P0128, luz de verificação do motor
Yellow lit engine error sign on car dashboard close up

O facto de conter demasiado de um aditivo e pouco de outro pode ter um impacto negativo no motor. Não deve deitar gasóleo no seu motor a gasolina porque certos ingredientes podem causar danos irreversíveis.

O que importa são os aditivos

Os óleos para motores a gasóleo contêm significativamente mais dialquilditiofosfato de zinco (ZDDP) do que o óleo básico. O ZDDP é uma poderosa solução anti-desgaste e anti-oxidante adicionada ao óleo do motor para garantir um desempenho ótimo. No entanto, as diferentes velocidades dos motores a gasóleo e a gasolina ativam o ZDDP a ritmos diferentes, exigindo níveis muito específicos de ZDDP no óleo.

imobilizador do motor, motor do carro sobreaquecer

Além disso, o óleo diesel e o óleo para motores a gasolina vêm com quantidades variáveis de aditivos anti-espuma. O movimento dos componentes da unidade de tração e do grupo motopropulsor leva a uma acumulação de espuma que pode ter consequências prejudiciais para o motor. Para combater esta situação, os aditivos anti-espuma misturam-se no óleo e o número de aditivos em cada tipo de óleo é diferente. O óleo concebido para um motor de alta rotação terá o dobro de aditivos anti-espuma do que uma fórmula para gasóleo.

Por último, o óleo diesel contém significativamente mais detergente do que o óleo de motor a gasolina. Os aditivos detergentes no óleo não só ajudam a manter os componentes metálicos limpos, como também neutralizam os ácidos. A quantidade de detergente no óleo diesel removerá os revestimentos aplicados de fábrica nos componentes internos, levando a mais óleo no escape. Isto acabará por danificar o conversor catalítico. Ou seja, não coloque óleo de motor a gasóleo no seu motor a gasolina se valoriza o seu veículo e não quer uma fatura de reparação dispendiosa.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.