Oh não! Há mais um problema complicado a afetar o Windows 10

É com a maior naturalidade que nos últimos tempos juntamos as palavras Windows 10 e problema. De facto, quando menos se espera lá aparece alguma coisa para chatear. Agora o Windows 10 começou a ter problemas de arranque em algumas configurações. Isto está relacionado com o controlador AMD SCSIAdapter, segundo refere o site ComputerBase. Este problema está muito presente nas motherboards Gigabyte.

Oh não! Há mais um problema complicado a afetar o Windows 10

Neste momento as pessoas já se queixaram nos fóruns da ComputerBase, Microsoft Answers e no subreddit AMD. Este problema começou depois de ter chegado uma atualização para o driver AMD SCSIAdapter – 9.3.0.221 via Windows Update.

As motherboards Gigabyte Aorus parecem estar no centro do problema, mesmo as que têm o chipset X570. A única forma de resolver o problema, pelo menos de momento, é voltar atrás e prevenir que o Windows Update o instale novamente.

Foto: WindowsLatest

As queixas começaram a surgir logo no dia 28 de Abril no Microsoft answers. Assim agora e passado uma semana os problemas continuam e há varias pessoas com complicações no arranque. Escusado será dizer que esta é a parte mais chata de sempre. É que ligamos o computador e queremos utilizá-lo e não dá.

A melhor forma de não se ser apanhado por estas situações é sempre instalar os controladores a partir do site do fabricante.

O problema é que neste caso o Windows Update levou a que a instalação em alguns casos fosse automática. Seja como for, se tem uma board da Gigabyte mantenha-se afastado das atualizações do Windows. Pelo menos até o problema estar resolvido.

Entretanto há outra situação que está a incomodar os utilizadores do Windows 10. Dito isto, se por algum motivo tiver o disco cheio (de repente) a culpa pode ser do Defender.

O Microsoft Defender vem pré-instalado em todas as versões do Windows 10 e é atualizado através do Windows Update. Depois de uma recente atualização ter chegado ao Windows Defender na última semana de abril, os utilizadores perceberam que este sistema operativo começou a gerar milhares de ficheiros na unidade do sistema, ou seja, a localização onde o sistema operativo está instalado.

windows defender disco

Os utilizadores afetados recorreram aos fóruns da Microsoft e ao Reddit. Embora na maioria dos posts seja dito que os ficheiros em si são minúsculos e inofensivos, podem consumir uma quantidade massiva de espaço de armazenamento em alguns casos.

Como pode verificar se está com o problema

Na realidade é bastante simples. Assim abra o explorador de ficheiros e certifique-se que consegue ver ficheiros escondidos. Entretanto na barra de endereços escreva C:\ProgramData\Microsoft\. Entretanto clique em Windows Defender e a seguir em Continuar para solicitar privilégios de administração. Na pasta do Windows Defender vá até Scans\History\Store.

Se por algum motivo estiver afetado vai ver milhares de ficheiros nessa pasta, cada um com menos de 1MB. Entretanto pode apagar todo o conteúdo dessa pasta sem qualquer problema.

Entretanto uma boa notícia é que esta situação parece estar resolvida no Windows Defender 1.1.18100.6. Assim a Microsoft está a par desta situação e espera resolvê-la em breve.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Nem os fãs de terror estão a aguentar este filme na Netflix!

A Netflix tem neste momento um monte de séries e filmes realmente brutais. Sendo que para dizer a verdade, os utilizadores estão realmente a...

NVIDIA decidiu aproveitar chips com defeito!

Nos últimos tempos, temos visto uma grande aposta no lançamento de placas RTX 3060 por parte da NVIDIA. Uma placa gráfica muito interessante, capaz...

Processador ‘limitado’? Sim! Mas o iPad mini 6 impressiona!

Muito provavelmente devido à crise de produção atual, a Apple foi obrigada a utilizar diferentes versões do SoC A15 Bionic, nas suas diferentes gamas...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!