(Oficial) Huawei Nova 4: Câmera de 48MP, mas o Kirin 980 ficou de fora…

Já é oficial! O Huawei Nova 4 é o primeiro smartphone da gigante Chinesa, a contar com uma câmera embebida no ecrã, tal e qual como o Galaxy A8s da Samsung.

Parece que finalmente, aos poucos, a afamada ‘Notch’ começa a desaparecer dos aparelhos topo de gama…

Primeiro foi a ‘monocelha’ popularizada pelo iPhone X, depois foi a vez da ‘Notch gota de água’ do OnePlus 6T e Mate 20, e agora chegámos à era das câmeras embebidas nos cantos do ecrã, com o A8s e Nova 4.

Infelizmente, esta câmera embebida no ecrã, é ainda bastante visível ao olho do consumidor… Quase como um ponto negro, que a minha namorada está sempre a tentar rebentar nas minhas costas! Mas não se preocupem, apesar da tecnologia ainda não existir, dentro de muito em breve, iremos ter smartphones sem qualquer buraco para câmeras à frente.

O Huawei Nova 4 conta com três câmeras traseiras, bem como uns estrondosos 8GB de memória RAM

Mas vamos falar das especificações do aparelho! O Huawei Nova 4 tem um ecrã IPS LCD de 6.4” com a resolução de 2310 x 1080.

Afinal de contas, com a câmera frontal embebida no próprio ecrã. A Huawei pode dar-se ao luxo de aumentar o tamanho útil do ecrã, sem aumentar o tamanho físico do aparelho.

Infelizmente, a Huawei decidiu não equipar este novo aparelho com o seu mais recente SoC, que tanto sucesso está a fazer na linha Mate 20 (Kirin 980), optando pelo ‘velhinho’ Kirin 970… Contudo, deverá ser mais que o suficiente para a maioria dos utilizadores, se tivermos em conta o resto das especificações.

Na parte traseira podemos também encontrar, o velhinho e confiável, sensor de impressão digital! O que em suma, significa que podem esquecer o sensor virtual embebido no ecrã.

Lado a lado com o SoC Kirin 970, podemos encontrar 8GB de memória RAM e ainda 128GB de capacidade de armazenamento… Mas o que mais salta à vista na lista de especificações, e no aparelho em si, é mesmo o sistema de três câmeras na traseira!

Huawei Nova 4:

O sensor principal tem 48MP, e o sensor secundários uns muito respeitáveis 20MP. (Provavelmente numa configuração muito similar ao P20 Pro, ao contar com uma lente monocromática.) Assim, o terceiro e último sensor, deverá ser usado maioritariamente para profundidade.

Ainda não foi desta que a Huawei decidiu entrar no barco das quatro câmeras… Mas fiquem descansados, que em 2019 é bem provável que a gigante Chinesa lance mesmo um smartphone com 4 câmeras, capaz de zoom ótico até 10x.

Por fim, a bateria tem uma capacidade de 3750mAh, com suporte a carregamento rápido de 18W.

Huawei Nova 4 – Preço e Disponibilidade

O Huawei Nova 4 foi oficialmente lançado na China a custar cerca de 449$! No entanto, ainda não sabemos se vai a mais mercados, pelo menos de maneira oficial.


Em suma, se por acaso está à espera de um smartphone um pouco mais poderoso com o novo design de ecrã… Talvez seja boa ideia esperar pelo Honor View 20, que irá contar com o Kirin 980 do Mate 20 Pro.