Hoje em dia, jogar já não significa estar estático sentado no sofá da sala, ou deitado na cama do seu quarto. Pode mexer-se! Pode até queimar calorias a sério, se esse for o seu desejo. Não, não estamos a falar de Pokémon Go, que meteu milhares de pessoas a andar na rua, à procura de “bichinhos”. Estamos mesmo a falar da Realidade Virtual, que dentro do conforto da sua casa, pode abrir muitas portas para o fitness.
Odeia sair de casa para treinar? Já tentou treinar com VR?
Portanto, a Realidade Virtual tem um potencial tremendo, isso é inegável. Mas, também é inegável que continua a falar aquela funcionalidade que toda a gente quer, mas que só é possível de encontrar neste ecossistema. O caminho para o mainstream para a realidade virtual pode estar no treino.
Ou seja, a capacidade de oferecer ferramentas diferenciadas, para atingir resultados que no passado só poderiam ser alcançados com treinos no ginásio, ou fora de portas. Mais concretamente, o mundo VR está à procura do seu momento Wii Fit. (Altura em que o mundo ficou louco com as capacidades fitness da velha consola da Nintendo!)
Caso não saiba, no lado da Nintendo Wii, 5 dos 10 jogos mais vendidos de sempre, são jogos focados no desporto. Só o Wii Fit vendeu mais de 22 milhões de unidades!
Curiosamente, com o VR, até é possível “treinar” ao mesmo tempo que está a jogar um dos seus jogos favoritos. Como é o caso de Beat Saber, que nas dificuldades mais altas, vai metê-lo a suar que nem uma aula de Body Pump. O mais curioso, é que muito provavelmente nem vai perceber que está a dar tudo o que tem a nível físico para não falhar um “cubinho”.
Mas, além de jogos focados na diversão, também já existem aplicações focadas no treino, como é o caso do Yoga VR, do FitXR, ou do mais popular, o LES MILLS BODYCOMBAT.
Em suma, vários especialistas afirmam que as aplicações focadas no VR podem conseguir chamar a atenção de pessoas normalmente demasiado tímidas para ir a aulas, ou ir livremente ao ginásio. Além disso, não está apenas a olhar para um ecrã, com o VR, sente mesmo que está ali, a fazer aulas, ou exercícios, com outras pessoas, ou até um PT virtual. Aliás, com o VR, apesar do seu custo inicial, treinar pode até ser mais barato a médio-longo prazo.
Parece uma porta de entrada estranha para o VR. Mas hey… A coisa tem de acontecer por algum lado!