A edição deste ano da IFA deixa uma mensagem muito clara… Quase tão clara que nem vai precisar de usar óculos para a ver. Os óculos de realidade aumentada estão a ganhar protagonismo, com mais e mais fabricantes a apostar no formato.
Ou seja, depois do sucesso da parceria da Meta com a Ray-Ban e a Oakley, várias marcas decidiram mostrar as suas apostas, provando que o mercado está quase pronto para abraçar esta tecnologia.
Muitas marcas? Sim! Novidades? Poucas…
Na feira, vimos óculos em funcionamento da TCL, Rokid e L’Atitude, mas também protótipos prestes a chegar de nomes como Strong, Lomos e AOC. São cada vez mais fabricantes a apostar no formato.
Porém, no papel, quase todos oferecem o mesmo… Gravação de imagem, reprodução de música e tradução em tempo real com ajuda de IA.
Além disso existe um problema grave, a bateria não passa das cinco horas e, na prática, a performance ainda deixa muito a desejar.
Rokid e L’Atitude chamaram mais a atenção!
Entre tantas propostas semelhantes, duas marcas conseguiram destacar-se. A Rokid, que apresentou um conceito diferente ao incluir um ecrã interno, permitindo ler informações diretamente nos óculos. E a L’Atitude, que apostou no design e na forma como os óculos se encaixam no estilo pessoal do utilizador.
Neste último caso, a verdadeira aposta não está apenas no visual. A empresa criou uma intercom strap que transforma os óculos num walkie-talkie para até oito pessoas, mesmo sem internet. Graças ao Bluetooth e ao protocolo Mesh, a comunicação pode funcionar até 500 metros de distância.
O que esperar nos próximos meses?
Não acredito que até ao final do ano exista de facto vários óculos no mercado. Ainda vai demorar um pouco, porque a produção e comercialização deste tipo produto não é fácil, nem é barata. Além disso, é preciso “ensinar” os consumidores de que isto existe e funciona.
Mas, se a IFA já foi inundada com óculos, é muito provável que o ano de 2026 seja muito interessante neste espaço.
🔥 Este artigo foi útil?
Sê o primeiro a votar 🙂
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!


