Inicio outros Octobot: MIT cria robô autónomo sem estruturas rígidas e com circuitos fluidos

Octobot: MIT cria robô autónomo sem estruturas rígidas e com circuitos fluidos

Técnicos no MIT fizeram história ao criarem o primeiro robô autónomo, sem circuitos sólidos, com um sistema interno de fluidos e energia química.

Robôs com circuitos sólidos e electrónicos são uma coisa do passado, a julgar pelo Octobot. O pequeno robô em forma de polvo poderia facilmente ser confundido com um ser vivo: nenhum dos seus componentes impressos em 3D ou moldados é rígido.

Do ponto de vista energético, é igualmente autónomo, alimentado por reacções químicas no seu interior, de modo análogo ao que acontece com qualquer ser vivo.

Um circuito fluido interno é o responsável por esta reacção química, libertando peróxido de hidrogénio (portanto, água oxigenada) que é decomposto em gás por um catalisador. O gás, por seu turno, propulsiona os tentáculos através de uma rede de estruturas não diferente do conceito de uma rede de vasos sanguíneos e nervos. 

Nesta fase, o Octobot não parece poder fazer muito, além de se mover enquanto tiver combustível, mas marca um ponto em que os robôs se livram da dependência de esqueletos rígidos com actuadores de movimentos limitados.

A evolução a partir daqui dependerá muito da evolução dos materiais e arquitecturas concebíveis com a tecnologia disponível.

Via Popular Mechanics

 

  Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

Amazfit Band 5: um super-wearable por apenas 45 Euros!

Quando os primeiros wearables apareceram não tiveram uma grande aceitação no mercado. As pessoas ainda não estavam preparadas para os smartwatches, nem para as...

Galaxy S30 com Exynos já não vai levar pancada da Qualcomm

Apesar da situação que envolve o desempenho das versões Europeia e Americana do Galaxy S20 e também do Note, a Samsung vai voltar a...

Quer mais autonomia no portátil? Use o novo Microsoft Edge!

Os browsers são muito esfomeados. De facto a memória sofre muito quando visitamos vários sites e sobretudo quando temos muitos separadores abertos. O processador...

Google PlayStore: sete jogos grátis este fim-de-semana!

É sexta-feira e isto por si só é sempre uma excelente notícia. Agora que o fim de semana está a chegar, é tempo de...

Gboard: preparado para uma grande atualização no design?

A Google tem estado a trabalhar num novo design do Gboard há dois meses. Agora parece que esta novidade já está a chegar aos...