Inicio outros Oceanário apresenta novo Programa de Educação para o ano letivo 2016/2017

Oceanário apresenta novo Programa de Educação para o ano letivo 2016/2017

O ano letivo arranca no Oceanário de Lisboa com uma proposta de 30 atividades educativas destinadas ao público escolar e que têm como objetivo promover o conhecimento e a conservação dos oceanos. A programação explora toda a matéria da literacia dos oceanos, valorizando e complementando as temáticas curriculares do sistema educativo, através de experiências únicas e exclusivas.

Professores e alunos serão desafiados a desenvolver a criatividade, a aprofundar os seus conhecimentos e a reinventar a forma como olham para os oceanos, através da programação criada para os vários níveis de ensino, desde o Pré-escolar até ao Secundário. Este ano letivo, uma nova visita temática traz uma proposta inovadora. Os alunos decidem o curso e destino da atividade, colaborando na construção da história da visita através dos seus conhecimentos e escolhas. No final, descobrem como podem fazer a diferença no futuro dos oceanos.

“Todos os anos desenhamos, em exclusivo para o público escolar, atividades que complementam o currículo do sistema educativo e fornecem aos alunos e professores experiências que os habilitam a serem adultos e cidadãos competentes na valorização e gestão do vasto património natural que é o mar português. Através de uma abordagem interdisciplinar, que envolve matemática, literatura, artes, história, economia e ciências naturais, desafiamos a comunidade escolar a explorar novos caminhos para começar a mudar o mundo. Desde 1999, o Programa de Educação já recebeu 800.000 participantes, número que nos dá confiança para continuar a promover a literacia dos oceanos.”, refere a Diretora de Educação do Oceanário de Lisboa, Patricia Filipe.

As atividade educativas dirigidas às escolas apresentam abordagens multidisciplinares adequadas ao público-alvo, nível de ensino e conteúdos curriculares, realizando-se nos seguintes formatos:

As visitas temáticas, como por exemplo, “Volta ao Mundo em 80 Minutos”, são uma oportunidade única de explorar a exposição permanente. Estes programas têm perspetivas multidisciplinares, desafiantes e desfechos surpreendentes. As visitas são conduzidas por um educador marinho e revelam a multiplicidade dos ecossistemas numa viagem pelos oceanos.

Os ateliers com visita, como “Quem tramou o mexilhão? Relações bióticas nos oceanos”, são programas que integram disciplinas como a literatura, a matemática, a economia do mar ou às ciências da natureza. Os conteúdos e atividades desenvolvem-se em sala e culminam na exploração temática da exposição permanente, numa visita guiada exclusiva.

As visitas guiadas são desenhadas para apresentar aos alunos, de uma forma original, o aquário e o seu conceito, os habitats e a biodiversidade de espécies da coleção, inspirando à participação numa mudança de atitude perante os oceanos.

Os Workshops para professores são ações de formação multidisciplinares dirigidas a professores e educadores. Este ano letivo, o workshop “Plasticologia marinha” apresenta um dos maiores problemas ambientais da atualidade, a poluição marinha por plásticos e os grandes desafios de conservação à escala mundial. Nestas sessões são fornecidas ferramentas e propostas de atividades criadas para alargar horizontes dentro da sala de aula.

Dormindo com os tubarões é um programa que propõe passar uma noite em frente ao aquário central na companhia dos grandes tubarões e aprender tudo sobre estes peixes. De manhã, com Oceanário ainda fechado, os alunos podem ver como tudo funciona antes da abertura ao público.

Vaivém Oceanário com atividades de acesso livre e gratuito, este projeto educação ambiental em movimento percorre país com experiências educativas que promovem a descoberta e o conhecimento do mundo marinho.

No dia 22 de outubro, o Oceanário de Lisboa convida professores e educadores a participarem no evento de apresentação da programação do novo ano letivo. No Dia Aberto ao Professor, todos os profissionais de Educação terão oportunidade de experimentar os ateliers e as novas visitas temáticas.

Para conhecer as novas propostas e saber mais consulte o Programa de Educação 2016|2017 Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Patricia Fonseca
Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia também

Leak: Galaxy S21 chega com a nova interface One UI 3.1

Depois de este ano ter apresentado os principais topos de gama, a Samsung já está a trabalhar na nova geração da gama S. Neste...

Play Store: apps para crianças banidas por violações! Remova já

A Google removeu três apps para crianças muito populares da Play Store depois de terem sido apontadas algumas violações. Estas recolhas de dados foram...

Hyundai Kona N 2021: um SUV não pode ser divertido?

Atualmente os entusiastas no mundo automóvel estão a optar por pequenos e grandes SUV. Algo que contraria a grande procura anterior pelos famosos e...

Redmi K30S: especificações e preço de um super-equipamento!

A Xiaomi vai apresentar um novo equipamento da gama K30 na China. O evento terá lugar amanhã. Dito isto, o novo dispositivo vai chamar-se...

Alerta Play Store: se tem uma destas 21 aplicações apague já!

Apesar de todos os cuidados que a Google tem com as aplicações que tentam entrar na Play Store, é praticamente impossível garantir que a...