Caso não saiba, já passaram quase 6 meses desde que o Windows 7 chegou oficialmente ao fim do seu ciclo de vida, visto que já nem atualizações de segurança recebe, a não ser que queira pagar uma pequena fortuna à Microsoft. Ainda assim, parece que o velhinho Sistema Operativo ainda tem muitos fãs por este mundo fora! Afinal de contas, o W7 ainda é o segundo SO mais popular do mundo, conseguindo uma quota de mercado a rondar os 25%.
O Windows 7 ainda está em 25% de todos os PCs!
Portanto, no dia 14 de Janeiro de 2020, o suporte estendido ao Windows 7 terminou de forma oficial. No entanto, se por acaso é um utilizador das versões Profissional ou Enterprise, pode pagar 25€ ou 50€ para ter mais um ano de suporte! Mas cuidado, o preço duplica todos os anos.
O que quer isto dizer? O Windows 7 está agora vulnerável a todas as novas vulnerabilidades, sendo um risco real para os utilizadores que continuam a preferir este SO ao mais recente Windows 10. Aliás, temos várias entidades bancárias a avisar os utilizadores que não é boa ideia aceder às contas bancárias a partir destes sistemas. Similarmente, mandar e-mails também não é grande ideia, especialmente agora que os ataques com ficheiros .xls estão na moda.
Ainda assim, o número de utilizadores deste Sistema Operativo quase não mudou desde Janeiro, com o W7 ainda presente em 24.28% das máquinas ativas. Curiosamente, o Windows 7 detinha 35% da quota de mercado em Junho de 2019, ou seja, mesmo com o fim do suporte, o adorado SO apenas perdeu cerca de 10% da quota de mercado.
Entretanto, o Windows 10 já anda nos 57.83%, dominando o mercado sem dó nem piedade! Caso não saiba, no passado mês de Março, a Microsoft conseguiu finalmente chegar aos mil milhões de aparelhos equipados com o SO, falhando a previsão original em 20 meses.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!