Inicio Hardware Sucesso da AMD veio acompanhado de uma estratégia super 'baratinha'!

Sucesso da AMD veio acompanhado de uma estratégia super ‘baratinha’!

Sucesso da AMD veio acompanhado de uma estratégia super ‘baratinha’! – Já falei aqui algumas vezes do porquê dos processadores AMD Ryzen serem significativamente mais baratos em relação aquilo que a Intel tem no mercado. Claro que é óbvio que a AMD tem de ser agressiva nos preços para conseguir fazer mossa na Intel. No entanto, o próprio processo de produção da empresa é bastante mais barato que o da rival.



A AMD poupa dinheiro a sério no seu design Chiplet! É esta a grande vantagem em relação à Intel!

sucesso da AMD

Portanto, na keynote da IEEE ISSCC 2020, a AMD apresentou dois curiosos slides onde detalha o custo do seu desenvolvimento e produção de processadores. Pois bem, a sua decisão de adotar a estratégia MCM (Multi-Chip-Module) que tão criticada foi no passado, está a revelar-se um trunfo brutal para a empresa que esteve tão perto da bancarrota num passado ainda muito recente.

Afinal de contas, a AMD usa a mesma filosofia de design em todos os seus produtos, desde o Ryzen para o mundo dos PCs desktop, até à gama Threadripper e Epyc (HEDT).

Muito resumidamente, onde está a grande vantagem para a AMD?

Sem complicar muito a explicação, a AMD escolheu produzir processadores ao ‘colar’ vários componentes no mesmo chip. Desta maneira, a única parte realmente cara e difícil de produzir são os núcleos Zen 2 de 7nm. Tudo o resto é feito de componentes que não precisam desta complexidade de produção toda, sendo maioritariamente produzidos no mais barato processo de 12nm.

Assim, a AMD é capaz de maximizar a produção de produtos de 7nm das linhas da TSMC, aliás, foi graças a esta estratégia de contenção de custos, que a empresa conseguiu lançar um processador com 16 núcleos e 32 threads no mercado de PCs Destkop. Isto ao mesmo tempo que a fabricante ‘matou’ a moda dos processadores quad-core que a Intel tanto adorava.

Curiosamente, ao mesmo tempo que a AMD mete mais e mais núcleos de processamento no mesmo chip, sem aumentar os seus custos de produção. A empresa obriga a Intel a também aumentar a sua contagem de núcleos, mas aqui os gastos são bastante mais altos, visto que os produtos Intel Core são todos feitos a partir de uma única parte. (Como explicamos no artigo referenciado no início do artigo. Clique aqui)

Nos slides, a AMD compara o custo da sua solução 7nm + 12 nm com aquilo que uma die monolítica (apenas 7nm) poderia custar. Ora veja:

sucesso da AMD


Sucesso da AMD veio acompanhado de uma estratégia super ‘baratinha’! – Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia também

Encontre o seu smartphone Samsung roubado e sem Internet!

Demorou mais chegou. A função offline do Find My Mobile já está disponível fora dos EUA. Isto graças a uma atualização que levou esta...

Microsoft prepara maior revolução de sempre no Windows 10

A Microsoft quer fazer uma verdadeira revolução no Menu Iniciar, no Centro de Acção e no Explorador de ficheiros do Windows 10. Mas há...

Microsoft Edge ganha mais uma arma contra o Chrome!

O novo Microsoft Edge é baseado no Chromium, ou seja, no motor do Google Chrome. Isto trouxe-lhe muitas novidades. No entanto, ainda faltam outras....

Veja as novas estreias na Netflix para os próximos meses!

Depois da própria plataforma ter anunciado qual o novo conteúdo que irá disponibilizar no próximo mês de Novembro, ficámos também a saber que séries...

Hoje ficámos a saber mais sobre o ecrã do Galaxy S21 Ultra!

Um analista muito conhecido do mundo Samsung acabou de partilhar alguma informação acerca do ecrã que irá chegar ao mercado pelas mãos do Galaxy...