O streaming está mesmo pela hora da morte!?

O streaming prometia ser a grande revolução do entretenimento. Aliás, durante alguns anos, foi mesmo uma gigante revolução. Tinha um preço acessível, todo o conteúdo num só lugar e a liberdade de ver o que queríamos, quando queríamos, e também onde queríamos.

Hoje em dia, a realidade é bem diferente! Conteúdos espalhados por dezenas de plataformas, mensalidades que somadas ultrapassam facilmente a fatura da velhinha TV por cabo, anúncios em serviços pagos e temporadas que demoram anos a chegar. Aliás, temporadas que quando finalmente chegam, não vêm completas.

É isto que nós queremos? Porque enquanto houver pessoas a pagar, o serviço vai continuar este caminho de piorar a cada ano que passa.

O streaming está mesmo pela hora da morte!?

O truque da pausa na TV que ninguém te contou (mas deviam), melhor som e imagem, streaming limites de ecrãs, séries de TV com prioridade, partilhar serviços de streaming

Portanto, além dos cancelamentos de séries populares, tivemos também a moda de dividir temporadas em duas partes, de forma a obrigar os subscritores a esperar (leia-se pagar) mais meses. Agora, no caso de Gen V (temporada 2), o pacote fica ainda mais pesado: além da espera entre temporadas, vamos ter o lançamento de apenas 3 episódios, o resto vai ser lançado ao longo de várias semanas. Sim, vamos ter de engolir episódios semanais.

Na verdade, Gen V não é a primeira série a optar por lançamentos semanais. A Disney+ fez isso em várias séries. Mas… Além de tudo isto ser praticamente um regresso ao passado, quando o espectador tinha de se sentar religiosamente à frente da televisão a determinada hora, e a pagar pelo privilégio, a realidade é que a razão é muito óbvia… É manter as pessoas subscritas durante mais tempo.

A questão é simples: ainda vale a pena pagar uma subscrição quando já nem existe a experiência de binge-watching que tornou o streaming tão popular? Talvez estejamos mesmo a assistir à morte lenta do modelo que prometeu mudar tudo, mas que acabou por repetir os mesmos erros da televisão tradicional, só que com uma fatura ainda mais pesada.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Em destaque

Leia também