O smartphone pode salvar-te do golpe mais comum!

Por muito cuidado que tenhas, os burlões estão sempre a inventar novas formas de nos roubar dinheiro. É a realidade atual… Desde chamadas falsas alimentadas por IA a links de phishing no e-mail, proteger a carteira tornou-se um trabalho diário. É preciso ter mesmo muita atenção, porque nunca se sabe quando é que um descuido pode resultar em muitos euros perdidos.

Mas, a realidade é que um dos truques mais antigos continua a ser um dos mais eficazes. Estamos a falar dos skimmers nos postos de combustível, ou outros terminais multibanco. Ou seja, um dispositivo escondido que copia os dados do teu cartão.

A boa notícia? Se tens um smartphone com pagamentos contactless, já levas uma das melhores defesas no bolso.

Como funciona o golpe?

Um skimmer é um pequeno aparelho colocado de forma discreta no leitor de cartões das bombas de combustível. Aliás, não é só nas bombas, isto também acontece muito em terminais multibanco.

Ou seja, assim que passas ou inseres o teu cartão, ele copia os dados. Em versões mais avançadas, até há câmaras minúsculas ou teclados falsos para capturar o teu PIN. O pior é que estes dispositivos são feitos para parecerem parte legítima do terminal de pagamento, o que torna difícils detetar a fraude.

Como detetar sinais de alerta?

Se ainda usas cartão físico, olha com atenção antes de abastecer.

O leitor deve estar firme e alinhado. Se parecer solto, torto ou mais espesso do que o normal, pode ser um skimmer.

Muitos postos também usam selos de segurança coloridos. Se o selo estiver rasgado ou com a palavra “VOID”, evita usar essa bomba. Teclados que pareçam demasiado novos, maiores ou desalinhados também podem ser falsos.

Além disso, lembra-te: tapa sempre a mão ao introduzir o PIN.

Onde o smartphone entra!

A forma mais simples de evitar completamente este esquema é saltar o leitor de cartões.

Com o teu smartphone, seja através de Google Wallet, Samsung Pay, Apple Pay ou qualquer outra carteira digital, podes pagar por aproximação.

Isto é mais seguro, porque é impossível copiar o cartao digital. Cada transação gera um código único e encriptado que não pode ser reutilizado nem clonado. Ou seja, mesmo que alguém intercepte os dados, não lhes serve para nada.

E se não houver contactless?

Nem todos os postos já atualizaram as bombas para suportar pagamentos móveis. Se não tiveres essa opção, escolhe sempre crédito em vez de débito.

Os cartões de crédito oferecem melhor proteção contra fraude e não exigem PIN. Outra dica é preferir as bombas mais próximas da loja, porque os criminosos tendem a atacar as que ficam fora do campo de visão do funcionário.

Ativa também alertas de movimentos no banco para agires rapidamente se houver atividade suspeita.

Conclusão

Os skimmers não vão desaparecer tão cedo, mas usar pagamentos contactless pelo smartphone elimina o risco. Hoje em dia é rápido, prático e adiciona uma camada de segurança extra que os burlões não conseguem contornar.

🔥 Este artigo foi útil?


Sê o primeiro a votar 🙂

Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!

A ferver

Raquel Silva
Raquel Silvahttp://www.leak.pt
Fã assumida de cinema, gaming e leitura. Passei grande parte da vida agarrada a livros ou comandos, sempre a jurar que nunca iria trocar o cheiro do papel por ebooks. Pois bem… engoli as minhas próprias palavras! Desde que descobri os ebooks, deixei o papel para trás e ganhei um fascínio por tudo o que é tecnologia. Hoje, surpreendo-me diariamente com o que este mundo tem para oferecer. É exatamente isso que torna este trabalho tão divertido!

Em destaque