É muito provável que tenha tido uma qualquer conversa com amigos ou familiares, e do nada, o tema central da conversa, aparece num qualquer anúncio na Internet, seja no seu telemóvel, ou no seu computador. Parece magia negra, mas como é óbvio, não é.
Os seus aparelhos “smart” estão muito atentos ao que é dito e feito à sua volta. Mas não fique já paranóico, não é uma questão de invasão de privacidade para ter acesso a informações sensíveis. Ninguém quer saber das suas nudes! Isto a não ser que seja uma estrela de Cinema.
Tudo isto é mesmo uma prática “normal”, para ser mais fácil enviar-lhe anúncios publicitários, que depois poderão ou não resultar em vendas.
Como dizia Lewis Hamilton, Cash is King!
O seu smartphone está mesmo a ouvir tudo!
Portanto, se pensava que isto era um mito, estava muito enganado. Especialmente em ecossistemas de aplicações extremamente populares, como é o da Meta (Facebook, Instagram e WhatsApp).
Aliás, um recente relato vindo de uma empresa parceira da Meta, aponta para uma confirmação de tudo isto. Estamos a falar da CMG (Cox Media Group), uma gigante da TV e Rádio que faz parte dos parceiros de marketing da empresa mãe do Facebook.
O que acontece no seu smartphone?
Basicamente, existe um software denominado de “Active Listening”, que captura dados de voz através de um smartphone, que depois pode ser emparelhada e cruzada com outros dados relativos à forma como o utilizador se comporta no dia-a-dia, e na sua vida online.
Ao que tudo indica, a Amazon, a Meta, e até a Google, são clientes da empresa responsável pelo software. Curiosamente, depois do “leak” desta informação, a CMG deixou de ser um parceiro oficial da Google, o que é obviamente muito interessante.
Isto é legal?
Provavelmente está a pensar que isto é completamente ilegal e uma invasão de privacidade. Bem, sim para a segunda, não para a primeira. É perfeitamente legal que este tipo de funcionalidade exista. Aliás, você concorda com tudo isto, quando diz que sim aos termos e condições de serviço.