Tesla nova atualização 2019.8.3

O seu próximo carro, deve ser totalmente eléctrico? – Atualmente, o mercado dos automóveis eléctricos presenciou uma enorme evolução. Isto, porque estes veículos, não só são uma aposta para baixar a sua fatura de combustível ao fim do mês, como também, oferecem um tipo de condução diferente. Até é considerada por muitos “superior” em relação a um carro de combustão interna.

Ora bem, se está na altura de escolher o seu próximo automóvel e pensa num eléctrico, então este artigo pode ajudar na decisão. Contudo, saiba que nem tudo são coisas boas.

Primeiramente, tenho a dizer que já tive o prazer de estar ao volante de dois carros totalmente eléctricos. Sendo estes, o Tesla Model S 100D e o Tesla Model 3 Perfomance Dual Motor.


Análise Tesla Model S: O futuro já chegou e ninguém percebeu


Ambos os veículos estão numa gama bem alta e longe dos valores para a maioria dos consumidores. Ainda assim, o conceito esta lá! Afinal de contas, o mundo dos carros eléctricos foi muito influenciado pelos veículos da Tesla.

Condução

Quanto à sua condução, tenho de dizer que inicialmente a mentalidade é que um carro deve ter mudanças manuais. Para escolher a mudança certa nas curvas, preparar nas subidas ou até para “esticar” o carro e sentir o ruído do motor ao máximo… Contudo após conduzir um eléctrico, aos poucos a sua opinião irá mudar.


Especial/Análise – De um VW Polo de 2010 para um Tesla Model X!


Os veículos eléctricos por regra são automáticos e não oferecem muitas das sensações de um carro a combustível fóssil… mas oferecem muitas outras regalias. Foquei-me em duas delas:

  • Silêncio – No inicio é estranho, sentir o carro em andamento sem qualquer ruído. Mas, depois de se habituar, é algo muito positivo e agradável. Aliás, o para/arranca sem qualquer tipo de vibração passou a ser algo desejável, especialmente no trânsito.
  • Força/Torque Instantâneo – Aqui, a sensação de ser puxado contra o banco toma outras proporções. Afinal de contas, ao contrário do carro a combustão em que tem de colocar o veículo na mudança certa e a uma rotação suficiente para o motor reagir, um carro eléctrico, está sempre pronto com toda a sua força e a qualquer velocidade.

Model 3

Contudo, também existem “barreiras” na compra de um carro eléctrico. Vou falar especificamente de quatro.

Primeiramente, as baterias!

Assim sendo, ambos os carros que conduzi ofereciam uma autonomia de +-500Km. Contudo, se apostar num carro eléctrico mais “barato” a historia é outra. Nesse campo, os veículos eléctricos oferecem médias entre os 150 a 250Km por carregamento.

Ora, isto numa utilização casa-trabalho é mais do que suficiente. Mas para ir de Lisboa ao Porto por exemplo, terá de carregar uma vez para cada lado da viagem e ainda carregar se quiser passear dentro da cidade. Aumentando o tempo da viagem para ambos os lados, e reduzindo o tempo que pode aproveitar!


Tesla Model 3 Performance: As nossas primeiras Impressões!


Preço

Ora bem, comprar um carro eléctrico novo mesmo em gamas de entrada, ronda acima dos 30.000€. Ou seja, por estes valores já existem muitas boas opções no mercado e até com preços mais baixos.

Carregamento

Aqui, apesar da evolução e da criação de mais postos de carregamento, a verdade é que ainda são poucos! Assim sendo, terá de ficar algum tempo à espera que o seu veiculo carregue… Isto porque, se um Tesla carrega em +- 1h num posto da Tesla… num posto “comum” pode levar o dia inteiro.

Tesla Model 3

Na minha opinião, o meu próximo carro seria totalmente eléctrico?

Provavelmente não. Afinal de contas, apesar dos benefícios na condução e na carteira a longo prazo, um carro totalmente eléctrico ainda não é uma opção. No entanto, optaria por um híbrido, por uma grande razão.

Conseguir fazer 1000Km com um tanque, e encher novamente em 5 minutos, algo que num carro eléctrico ainda está longe de ser possível. Os veículos híbridos unem o melhor dos dois mundos neste momento.

Outra das conclusões que tirei, é que muitos entusiastas procuram um carro eléctrico para poupar o ambiente. Mas será bem assim? Vários estudos indicam que o fabrico destes veículos gera também imensa poluição, especialmente na construção das suas baterias.


Ademais, o que pensa sobre este assunto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.