O Samsung Exynos 2100 já é oficial e surpreende na performance!

Os processadores Samsung Exynos 990 deram muito que falar em 2020! Primeiramente porque apenas equiparam os aparelhos Samsung pensados para o mercado Europeu, e em segundo lugar, porque existia uma diferença de performance muito significativa entre as versões Exynos do S20 e Note 20. (Em relação aos modelos baseados nos processadores Snapdragon da Qualcomm.)

Ou seja, os Exynos ficaram mal vistos no mercado Europeu. Por isso, temos muito boa gente muito atenta ao que a Samsung vai fazer com o novo Galaxy S21! No entanto, parece que a gigante Sul Coreana não anda aqui a brincar, e puxou realmente das galochas para melhorar a performance do seu SoC, desta vez baseado no processo de 5nm.



O novo Samsung Exynos 2100 já é oficial (40% mais rápido!)

Exynos 2100

Portanto, depois de muitos meses de espera, a Samsung anunciou oficialmente o seu novo Exynos 2100. O seu SoC topo de gama baseado no processo de 5nm da própria empresa. Em suma, estamos a falar do SoC que vai dar vida aos Galaxy S21 Europeus.

Dito tudo isto, a Samsung afirma que temos aqui um aumento de 40% na performance gráfica. Bem como grandes melhorias na eficiência, performance computacional e performance do NPU (IA).

A isto ajudou uma melhoria de 20% na eficiência graças a passagem para o processo de 5nm! O que por sua vez reduziu o consumo de energia da computação IA para metade, e assim deu espaço para a Samsung esticar as pernas noutras vertentes. Curiosamente, o novo Exynos 2100 usa uma configuração tri-cluster, tal e qual como o Snapdragon 888.

A frequência de cada núcleo não foi especificada, mas sabemos que a frequência máxima dos CPUs mais rápidos é de 2.9GHz. O que por sua vez ajuda todo o pacote a ganhar 30% de performance em relação ao Exynos 990, no campo da performance computacional.

Além de tudo isto, no campo das câmeras, o ISP do Exynos 2100 é capaz de suportar até um máximo de 200MP. Em paralelo, é capaz de juntar até 6 imagens para uma melhoria significa da qualidade do cenário capturado.

Em suma, no papel, é tudo muito bonito… Agora queremos ver é a performance do S21 Europeu vs o S21 Norte-Americano equipado com o Snapdragon 888.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também