Caso não saiba, a Qualcomm anunciou e lançou aquele que parece ser a sua primeira aposta mais a sério no mundo dos computadores, o Snapdragon X Elite, que deverá começar a chegar a algumas máquinas algures em 2024. Mas… Faz ideia da ameaça que isto representa a quem de direito no mundo dos computadores?
O que vale o novo processador da Qualcomm contra a Intel e AMD?
Portanto, apesar do facto de a Intel não estar muito impressionada, a Qualcomm parece estar muito orgulhosa com todo o trabalho que teve no desenvolvimento deste novo SoC.
Sendo exatamente por isso que resolveu mostrar alguns testes benchmark próprios. Onde podemos ver o processador de 12 núcleos Snapdragon X Elite contra algumas ofertas da Intel e AMD para o mundo dos portáteis.
Mais concretamente, a Qualcomm usou dois portáteis de referência, um com o Snapdragon X Elite com um TDP de 80W e outro com um TDP de 23W. A ideia era mostrar até onde o novo SoC consegue ir, em ambientes onde a energia não é um problema, e claro, em situações em que acontece o aposto.
Em suma, a Qualcomm parece querer posicionar o seu novo processador ‘Elite’ entre as ofertas de topo da AMD e Intel no mundo dos portáteis. E claro, ofertas de gama média no mundo dos computadores desktop. Agora resta saber qual vai ser o interesse real do mercado neste tipo de processador.
Será que vamos ter uma completa mudança de paradigma como aconteceu no lado da Apple, em que o ARM conquistou tudo e todos? Ou vai ser uma missão um pouco mais complicada no lado do Windows e Linux? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.