Num mundo perfeito, os nossos telemóveis e tablets nunca nos causariam problemas e viveríamos o nosso dia a dia com todas as aplicações e funcionalidades a funcionar na perfeição. Infelizmente, no mundo real os problemas acontecem. Assim as falhas técnicas e os erros inesperados são inevitáveis e, a dada altura, pode ficar com um dispositivo Android que não está a funcionar corretamente. Quando isso acontece, pode utilizar o Modo de recuperação do Android para reparar o dispositivo e pô-lo a funcionar novamente. Este modo funciona separadamente do sistema operativo principal do dispositivo e está acessível durante a sequência de arranque. Assim vamos dizer-lhe o que faz o modo de recuperação e como o pode ativar.
Android: o que faz o modo de recuperação e como o pode ativar!
Esta funcionalidade incorporada inclui um conjunto de ferramentas e opções concebidas para o ajudar a descobrir o que está mal no seu dispositivo e a restaurar o seu funcionamento normal. Pode pensar nisto como um kit de primeiros socorros, que lhe permite fazer tudo, desde uma reposição de fábrica do seu telemóvel que não responde até à instalação manual de actualizações. Mais importante ainda, fornece-lhe as ferramentas de reparação e recuperação de que necessita para pôr o seu dispositivo a funcionar novamente sem recorrer a profissionais para obter ajuda.
Como entrar no modo de recuperação
Para entrar no modo de recuperação no seu dispositivo Android, terá de utilizar uma combinação de teclas premidas durante o arranque. A sequência dependerá da marca do seu dispositivo, mas é um processo simples que pode ser efectuado rapidamente. Siga estes passos para utilizar o modo de recuperação nos dispositivos Android mais comuns:
Dispositivos Samsung
Desligue o dispositivo.
Mantenha premidos os botões ligar/desligar e aumentar o volume durante alguns segundos.
Solte os botões quando vir o logótipo da Samsung e sentir uma vibração.
Agora deve estar no modo de recuperação.
A maioria dos outros dispositivos Android:
Desligue o dispositivo.
Mantenha premidos os botões de ligar/desligar e de baixar o volume.
Utilize os botões de volume para navegar e o botão de alimentação para selecionar a opção
Porquê utilizar o modo de recuperação do Android?
Quer esteja a lidar com falhas de aplicações, com o encravar do telefone ou com o temido ciclo de arranque, o modo de recuperação do Android pode normalmente ajudar. É uma poderosa ferramenta de resolução de problemas que o ajudará a chegar ao fundo dos problemas com o sistema operativo. Assim a partir do modo de recuperação, pode limpar a cache do sistema, o que muitas vezes ajuda a resolver problemas de desempenho e erros relacionados com aplicações. O modo de recuperação permite-lhe isolar e corrigir problemas sem a interferência de aplicações ou serviços de terceiros. Isto aumenta a probabilidade de conseguir chegar à raiz do problema.
Se, após a resolução de problemas, não conseguir descobrir o que está errado, como último recurso, pode utilizar o modo de recuperação. Isto para efetuar uma reposição de fábrica. Assim devolve o dispositivo às definições de fábrica originais. Uma reposição de fábrica é como um novo começo para o seu telemóvel ou tablet e pode ajudar a resolver problemas complexos com origem nas definições ou dados do sistema. No entanto, o aspeto negativo é que apaga todos os dados, aplicações e definições. Por isso, se possível, deve fazer uma cópia de segurança de tudo o que pretende manter.
Entretanto também pode atualizar manualmente o seu sistema no modo de recuperação, o que o torna uma excelente opção se tiver problemas com as actualizações automáticas.