Inicio Auto O que é um Volkswagen Golf R? E quanto vale ?

O que é um Volkswagen Golf R? E quanto vale ?

Todos conhecemos o popular Volkswagen Golf e possivelmente também a versão GTI. Mas e se eu vos disser que existe uma versão ainda mais icónica do que essa? Nas próximas linhas vou-vos falar da história do Volkswagen Golf R!

Golf
Motor R32 (3.2 V6)

 Volkswagen Golf IV R32 (2002 – 2004)

Golf

Este é a primeira versão do Golf R, que era, na altura, o Golf mais potente de todos.

Equipado com um 3.2 V6, o carro debita cerca de 240 cv e 320 nm de binário! Apresenta o sistema de AWD e uma caixa manual de 6 velocidades. Com isto o carro era capaz de chegar aos 247 km/h e ia dos 0-100km/h em apenas 6.6 segundos!

Golf

O carro vinha também com um kit estético mais agressivo, umas jantes diferentes, e um interior renovado com bancos desportivos de cabedal e pedais de alumínio.

Volkswagen Golf V R32 (2005 – 2008)

Golf

Para a quinta geração do Golf, a Volkswagen decidiu manter o mesmo motor do modelo anterior, o R32, mas com um pequeno aumento na cavalagem que passa ser 250 cv com o mesmo binário de 320 nm!

Juntamente com isto o carro, obteve uma caixa automática DSG de 6 velocidades e manteve a manual de 6 velocidades. Era então capaz de atingir os 250 km/h ao nível da velocidade máxima e fazia dos 0-100 km/h em 6.5 segundos.

Golf

Tal como o modelo anterior, o carro conta com um kit estético diferente e vinha, de base, com um número alargado de opções base. Mais especificamente, iam desde o alarme anti-roubo até faróis bi-xenon! Era ainda possível obter o carro com 5 portas, ao contrário da anterior geração que era apenas possível obter com 3.

Sendo que a partir deste modelo, foi sempre disponível comprar o Golf R com 5 portas.

Volkswagen Golf VI R (2009 – 2013)

Golf

Foi com a terceira versão do Golf R que a marca largou o “R32”, e com isso o V6. Foi lançada assim uma versão com um tune do 2.0 TSI, um 4 cilindros em linha. Estava disponível com uma caixa manual com 256 cv ou 270 cv, ou ainda com caixa automática DSG com 270 cv e 350 nm de binário.

Golf

O carro manteve o sistema de AWD mas desta vez (a versão com a caixa DSG) era capaz de fazer os 0-100km/h em 5.5 segundos e alcançava os 249 km/h.

Volkswagen Golf VII R (2013 – presente)

Com o Golf VII veio também o R spec. Este modelo é o actual modelo no mercado, no entanto, o próximo Golf não tarda a ser apresentado.

Disse desde 2013 mas quero sublinhar que o Golf teve um ‘facelift’ no ano passado, acompanhado por uma mudança de potência. Então há quem os diferencie, mas continua a ser um MKVII.

Golf
MK VII Pre-Facelift

Pre-FaceliftAntes do facelift o carro contava, tanto para a manual de 6 como para a DSG de 6 com um 2.0 que produzia 200cv e 380nm de binário. A velocidade máxima manteve-se nos 249 km/h mas desta vez faz os 0-100km/h em 4.9 segundos.

O carro manteve também o sistema AWD, mas redesenhado.

Golf
Interior do MKVII pre-facelift

Pós-FaceliftDepois do facelift em 2017 o carro ficou muito mais atraente e somou 10cv, resultando no total de 310cv mantendo os 380nm de binário. Houve também uma alteração na DSG visto que esta conta agora com 7 velocidades.

O carro é agora capaz de fazer 0-100km/h em apenas 5.1 segundos, mantendo então a velocidade máxima de 249 km/h.

Golf
Golf MKVII pós-facelift

Golf
Interior pós-facelift

Em termos de mudanças relativas ao modelo anterior, houve algumas alterações estéticas por fora bem como de materiais no interior, incluindo no sistema de entretenimento.

Conhecia esta versão do Golf?

Partilhe connosco o que acha desta ‘powerhouse’ da VW! Infelizmente os preços em portugal são muito altos, como podemos ver pelo mais recente modelo, que começa nos 51.000€!

Caso queiram saber mais, visitem a nossa fonte! autoevolution.com Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Simon Leal
Carros é a uma coisa que me faz feliz, por muito que eu goste de jogar e estar com amigos meus, se estiver com alguém, se fizerem o carro roncar, não consigo tirar o sorriso da cara, I mean, reza a lenda que as minhas primeiras palavras foram "pipi pópó", e isso diz qualquer coisa, acho eu!

1 COMENTÁRIO

Leia também

A ASUS foi distinguida como a melhor marca de portáteis de 2020

A ASUS acaba de ser reconhecida como a melhor marca de portáteis do mundo em 2020, pela prestigiada revista online Laptop Mag, tendo conquistado...

YouTube Music acaba de ir buscar uma funcionalidade do Spotify

O YouTube Music está a juntar tudo o que pode para concorrer com o Spotify. De facto, as novidades já são muitas e deverão...

A Nokia confirmou o Android 11! Mas depois voltou atrás…

A HMD Global, a responsável pela marca de smartphone Nokia, confirmou o seu planeamento para o lançamento das atualizações para o Android 11. O...

A OnePlus desistiu de ser ‘Pro’? O que aconteceu?

A OnePlus adora lançar sempre uma versão normal e uma versão Pro dos seus smartphones, é algo que já acontece há algum tempo, e...

O novo Ryzen 7 5800X já mostrou um pouco da sua ‘magia’!

Como deve saber, a AMD está neste momento a preparar-se para lançar uma nova geração de processadores Ryzen já no próximo dia 8 de...