Inicio Especiais (Especial) Tudo o que é preciso ter em conta antes de comprar...

(Especial) Tudo o que é preciso ter em conta antes de comprar um PC!

É algo que costumo dizer muitas vezes a quem me pede ajuda, para comprar um novo computador é necessário saber muitas coisas sobre os componentes que lhe vão dar vida… Mas também sobre nós! Nomeadamente o uso que lhe vamos dar, tudo de forma a evitar um mau investimento.

Além disto, pode surgir uma grande dúvida… Comprar um Desktop ou um Portátil? Desempenho ou Portabilidade? Não nos podemos esquecer, que um bom desktop também vai precisar de um bom monitor, enquanto o portátil já vem com o monitor incluído no ‘pacote. Mas neste caso, aconselho a leitura deste artigo: 

(Especial) Tudo o que é preciso ter em conta antes de comprar um PC!

comprar um PC

Tento tudo isto em conta, vamos dar umas ‘luzes’ sobre todo este assunto tão complicado.

1. Que tipo de utilizador é?

Antes de decidir nas peças, monitor, teclado, etc… É preciso perceber que tipo de utilizador é! Assim, um PC para produtividade, nomeadamente edição de texto, não precisa de grandes especificações técnicas. No entanto, se precisar de editar vídeos 4K, ou precisar de usar máquinas virtuais, se calhar vai precisar de mais algum sumo no seu PC.

Similarmente, um PC focado nos jogos vai ter que ter mais RAM, um CPU mais poderoso e claro… Uma placa gráfica capaz de alimentar todos os seus desejos gráficos.

O mesmo pode ser dito de um portátil, é preciso perceber sempre o que precisamos, para depois tomarmos a melhor decisão possível. Mas fique descansado, coisa que não falta no mercado é escolha.

2. A motherboard

comprar um PC

Este é um dos temas muitas vezes mais ‘esquecidos’, onde os consumidores preferem poupar algum dinheiro. No entanto, é sem qualquer dúvida um dos mais importantes.

Ao fim ao cabo, estamos a falar do componente que irá tratar de toda a comunicação entre todas as peças que comprar. Aliás, se quer uma máquina que não dê problemas, que seja estável ao longo da sua vida, é aqui que vai ter de apostar.

Além disto, é também aqui que vai ter de decidir bem o que precisa na sua máquina. Ou seja, se quer um CPU Intel ou AMD, se quer uma ou mais placas gráficas, se quer fazer Overclock ou não, e se quer acesso ao standard PCIe 4.0 (Apenas na AMD). São muitas decisões que poderão influenciar muito o resto da sua build.

3. O processador

Depois de sabermos que tipo de utilizador somos, e que motherboard nos enche as medidas, é preciso saber escolher o processador, onde irá encontrar muitas escolhas em várias gamas de preços de duas grandes marcas, a Intel e AMD. Neste momento, a AMD anda a fazer um sucesso tremendo no mercado, com as suas gamas de processadores Ryzen, ao oferecer excelente desempenho a um preço extremamente apelativo. No entanto, a Intel ainda é a rainha da performance em jogo.

Leia o nosso guia de builds aqui para perceber mais ou menos que componentes deverá escolher, consoante o seu orçamento:

3. A placa gráfica

comprar um PC

Posteriormente, temos a placa gráfica, onde mais uma vez tem de ter a plena noção do que irá fazer com a sua máquina. Se for um Gamer, vai com toda a certeza querer uma boa placa gráfica. No entanto, é necessário ter sempre um equilíbrio entre o processador e placa gráfica. Afinal de contas, se tiver um CPU super poderoso e uma placa gráfica fraca… A performance vai ser má em jogos! O mesmo se verifica se apostar numa placa gráfica super poderosa e num CPU fraco, devido ao facto do processador não conseguir manter o ritmo da placa.

O equilíbrio é tudo na construção de um novo PC.

4. Depois do processador e placa gráfica, precisa de olhar para a Memória RAM!

comprar um PC

Atualmente, o standard é a memória DDR4. Dito isto, apesar dos Sistemas Operativos até serem bastante bons na gestão de memória, é sempre boa ideia ter uma boa quantidade deste tipo de memória. Na minha opinião, o sweet spot atual continuam a ser os 16Gb. No entanto, se tiver um orçamento super limitado, 8Gb poderão ser o suficiente. Afinal de contas, pode sempre adicionar mais 8Gb no futuro.

5. Armazenamento

Quando compramos um novo PC, é óbvio que vamos querer ter acesso às novas tecnologias que o mercado tem para oferecer. O que neste mundo, significa apostar no armazenamento SSD. No entanto, existem vários tipos de armazenamento SSD, por isso, quando escolhe a motherboard já vai ter de ter isto em conta.

Na minha opinião, num PC moderno é quase obrigatório ter uma drive SSD m.2 NVMe de alta velocidade. Vai notar a diferença no dia a dia, especialmente no loading no gaming. Mas calma, existem opções para todos os gostos e carteiras.

Leia este artigo para saber mais:

6. Comprar uma máquina pré-feita (Pré-Build) ou montar peça a peça?

comprar um PC

Pessoalmente prefiro sempre montar o meu próprio PC. Aliás, muita da piada de criar a nossa própria máquina, é também meter as mãos à obra e montá-la em casa, numa autêntica confusão de peças e caixas espalhadas em cima da mesa. Não só temos uma experiência nova, como também aprendemos algo extremamente útil.

No entanto, a verdade é que pode a ir lojas de referência como a GlobalData, escolher todos os componentes, e eles prontamente montam, testam e enviam tudo feito para casa.

Dito isto, ainda existem muitos utilizadores que simplesmente não querem ou não têm tempo para estudar o assunto, e preferem comprar um PC já montado, com as peças previamente escolhidas por outra pessoa. E na verdade, ao contrário de um passado bem recente, estas lojas até já têm boas opções a um bom preço! Ainda assim, acho que o utilizador tem sempre a ganhar (e a poupar), em escolher as peças ou a pedir alguém que escolha por si.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia também

Atenção! A Netflix anunciou qual o novo conteúdo de Novembro!

Apesar da maioria dos utilizadores da Netflix terem de facto uma série de conteúdo já selecionado, e que acabam por vê-lo todos os dias...

Atenção! WRC 9 vai ser lançado juntamente com a PS5! Ansioso?

Existem sem dúvida nenhuma muitos jogos que poderiam estar na lista de lançamentos da PS5. E que são verdadeiramente bons o suficiente para ingressarem...

Não tem nada para jogar este Halloween? Veja estas opções!

O Halloween é sem dúvida nenhuma uma das épocas mais festejadas e adoradas em todo o mundo. Onde reinam os sustos, os doces e...

Windows 10: novembro pode trazer problemas nos periféricos!

O update de novembro de 2020 do Windows 10 está a caminho. Dito isto, a Microsoft está a fazer alterações significativas à forma como...

Netflix acaba de aumentar os preços! Portugal será afetado?

A Netflix anunciou um aumento dos preços em dois planos nos Estados Unidos. Esta novidade foi anunciada hoje e afeta sobretudo os subscritores dos...