Connect with us

Apple

O que é o vírus ‘Mac Protector’ e como se livrar dele

Nuno Miguel Oliveira

Publicado a

O Mac Protector, é um programa malicioso que finge agir como um antivírus normal, quando na verdade, é nada mais, nada menos… um vírus!

Curiosamente, uma grande percentagem dos vírus de hoje em dia, atuam como ferramentas gratuitas que alegam fazer uma limpeza ou otimizar um dispositivo, mas acabam por ter o efeito oposto!

Embora os Macs no geral tenham uma proteção mais robusta contra vírus em relação a outros sistemas operativos. (Nomeadamente o Windows da Microsoft) A compra de um Mac não garante que não existam riscos… Por isso, é necessário tomar algumas medidas para que fique totalmente protegido de qualquer ameaça.



O que é o vírus Mac Protector?

Mac Protector

O vírus Mac Protector pode ser obtido através de um site que realiza análises falsas no seu computador.

Depois da análise falsa estiver concluída, uma janela será exibida alegando que o seu computador está infectado, dizendo que precisa de o remover com uma ferramenta própria deste site.

Na maioria das vezes, os utilizadores são ingénuos, acreditam na análise falsa, e instalam assim o vírus no seu computador.

Assim que o vírus é instalado, este será executado automaticamente sempre que o Mac for iniciado. Posteriormente, irá alegar ter encontrado vários ficheiros infectados no armazenamento do computador… Inclusive, irá pedir uma licença do programa, para fazer uma limpeza total ao computador!

O programa irá alertar o utilizador várias vezes por dia, em relação a várias funcionalidades do aparelho, onde podemos incluir:

O sistema está infectado

  • O seu sistema está infectado. É altamente recomendado que você realize uma limpeza em seu sistema para proteger informações vitais como o número do seu cartão de crédito, etc.

Cópia não-registrada

  • Sentimos muito, a cópia do seu programa não está registrada. Registre-se para obter a opção de realizar uma limpeza em seu sistema.

Vírus encontrado

  • Arquivo infectado detectado:
    • Vírus: Dialer
    • Arquivo: Safari

Como eliminar o vírus ‘Mac Protector’ ?

Mac Protector

Felizmente, o vírus Mac Protector é um dos vírus mais fáceis de se eliminar!

Para o fazer, vá ao monitor de atividades, finalize o processo do Mac Protector. Depois, na pasta da aplicação, arraste o ícone até à lixeira e depois esvazie-a.

Assim, o vírus Mac Protector será eliminado completamente do seu computador. No entanto, este vírus também pode ser reconhecido pelos nomes Mac Defender ou Mac Security. A Apple lançou uma atualização de segurança para o vírus em 2016 que realiza uma análise automática no dispositivo e elimina o vírus. Por isso, é importante atualizar o seu computador com frequência, já que essas atualizações trazem correções de segurança vitais contra os vírus mais comuns.

Como evitar que o seu computador seja infectado

Há duas técnicas básicas que precisam ser feitas para proteger um Mac (ou qualquer outro dispositivo) contra a infecção de um vírus.

A primeira é se acostumar aos princípios básicos de segurança. A grande maioria dos vírus enganam o utilizador, convencendo este a instalar e posteriormente a executar um programa malicioso.

Nunca ouviu dizer… Ninguém dá nada a ninguém? Pois bem, se quiser ‘sacar’ um programa gratuito, certifique-se que não está a instalar nenhum complemento opcional (desmarque todas as instalações opcionais, essas opções geralmente vêm marcadas por padrão).

Similarmente, também deve ativar o seu bloqueador de pop ups, já que vários vírus podem ser encontrados nesses mesmos pop ups. E acima de tudo, provavelmente o mais importante no meio de tudo isto… Se por acaso tiver aparecer um alerta online a alegar que tem um vírus instalado no seu computador, e que por isso precisa se fazer download de alguma alguma coisa para o remover… Está a ser enganado!

O segundo passo é adquirir uma ferramenta antivírus de alta qualidade.

Estes programas vão fazer ‘scan’, analisar, e eliminar os arquivos maliciosos do seu computador automaticamente. E não apenas isso, eles também vão ajudar a evitar que faça download de tais vírus antes que possam ser instalados.

Outras notícias de hoje:

Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro computador aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

PUB Banner ESET

Últimas Notícias

Especiais33 mins atrás

Afinal o Google+ morre mais cedo. Descoberta nova falha!

O Google anunciou que encontrou uma segunda vulnerabilidade no Google+. Como resultado, o encerramento do Google+ foi passado de Agosto...

Jogos54 mins atrás

PlayStation Classic já foi pirateada para correr jogos através de uma PEN

A PlayStation Classic é um bom esforço da Sony, para tentar puxar pela nostalgia dos jogadores fãs da sua já...

Android3 horas atrás

OnePlus 6T McLaren Edition: Chegou o fórmula um dos telemóveis

As parcerias entre fabricantes de dispositivos móveis e marcas de carros, levam normalmente a produtos interessantes. É algo que já...

Android4 horas atrás

Android Pie para o Pocophone F1 já disponível. Descarregue já!

Há equipamentos que fazem a diferença no mercado e sem dúvida que o Pocophone F1 é um deles. Na prática este...

Android5 horas atrás

Instale agora mesmo o Android Pie no Xiaomi Mi A2

O Android Pie já chegou ao Xiaomi Mi A2 há alguns dias. Infelizmente os primeiros equipamentos que receberam esta versão...

Hardware5 horas atrás

Gigabyte GeForce RTX 2060 OC sorriu para a câmera!

O popular site de ‘leaks’ VideoCardz, conseguiu meter as mãos numa série de fotos da placa gráfica GeForce RTX 2060...

NVIDIA RTX NVIDIA RTX
Hardware16 horas atrás

(Leak) NVIDIA RTX 2060 ‘Mobility’ a chegar com 6GB de memória!

Os jogadores desesperaram pelo anúncio de novas placas gráficas por parte da NVIDIA, algo que acabou por acontecer no passado...

Android17 horas atrás

Huawei Nova 4: Agora já há muito poucos segredos

Foi hoje que a Honor lançou um dos novos topos-de-gama Honor View 20 com a câmara integrada no ecrã. Agora...