O que deve fazer antes (e depois) de trocar de smartphone?

smartphone

Um smartphone não tem de ficar completamente inutilizável quando troca para uma máquina mais recente, mais rápida e claramente mais cara. Um dispositivo inteligente é isso mesmo, um aparelho capaz de vários tipos de funcionalidades, sejam elas simples ou complexas! Por isso, mesmo que deixe de contar com o seu velhinho Redmi Note 4 para as missões complexas, para apostar no mais recente Galaxy, Mate ou iPhone, existem alguns usos para o seu aparelho.

Afinal de contas, manter aparelhos eletrónicos longe das lixeiras tem de ser uma das nossas missões!



O que deve fazer antes (e depois) de trocar de smartphone?

Portanto, antes de mais nada, faça backup dos dados armazenados no seu aparelho, para não perder nada do que foi armazenando no seu uso dos últimos anos, e claro, para depois apagar absolutamente tudo (Factory Reset). Afinal de contas, um smartphone pode ficar lento com todo o ‘lixo’ que vai ficando em memória, o que claro está, inclui as centenas de aplicações que vamos instalando.

Assim, dentro da mesma linha de pensamento, quando acabar de formatar o seu smartphone, instale apenas as coisas que achar necessárias! (Para a utilização que lhe vai começar a dar a partir daquele dia)

Seja hotpost móvel, comando sem fios, central de multimédia para os aparelhos smart em casa (como a TV), despertador smart, central de streaming, ou simples consola de jogos para os miúdos.

Importante! Mantenha o aparelho ‘leve’! Instale apenas o essencial, e se possível, tente encontrar uma ROM ‘Custom’ nos sítios do costume (XDA), para levar o seu smartphone velhinho para a versão mais recente do SO Android. (No caso de ser iPhone, não se preocupe com isso. Mas pode sempre tentar entrar no mundo do Jailbreak.)

Além de tudo isto, se existir um membro mais novo na família, um telemóvel antigo poderá ser uma boa introdução ao nosso mundo cada vez mais tecnológico. Em último caso, pode sempre vender o aparelho no OLX ou site similar. Mesmo que venda por pouco dinheiro, pouco é sempre mais que nada.

Nota: Se decidir vender o telemóvel, assegure-se que apaga absolutamente tudo da memória do smartphone. Lembre-se, a nossa privacidade nunca teve tanto valor como agora. Especialmente nos dias que correm, que temos acesso a uma panóplia de dados pessoas a partir deste aparelho, incluindo as nossas contas bancárias.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

 



Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt