O que dá mais segurança a longo prazo? Um SSD ou um HDD?

Infelizmente, não existe uma resposta simples para esta questão. Os seus dados devem estar sempre protegidos com backup, seja na cloud ou em armazenamento físico.



O que dá mais segurança a longo prazo? Um SSD ou um HDD?

HDD vs SSD

Portanto, hoje em dia, para o consumidor comum, os SSDs são mais rápidos e mais confiáveis que os velhos HDD. Afinal de contas, não dispõem de qualquer peças mecânicas, e por isso não são tão frágeis a condições adversas. Além disto, são muito superiores para a sua utilização em aplicações exigentes, visto serem no mínimo 10x mais rápidos que os antigos discos mecânicos. O único defeito é mesmo o seu custo por gigabyte.

Aliás, para workstations, servidores, ou mesmo PCs convencionais, os SSDs são mais confiáveis para uso durante longos anos. Porque mesmo que chegue ao limite físico de escritas, pode continuar a aceder à informação, apenas não a pode modificar. Além de tudo isto, os números que as fabricantes dão quanto à longevidade das drives está quase sempre muito abaixo das suas reais capacidades. Afinal de contas, temos testes extremamente exigentes, de escrita contínua durante 3 anos, com as drivers a aguentar sem qualquer problema. Em suma, é seguro dizer que um SSD, mesmo em utilização diária, irá durar facilmente 10 anos.

Contudo, numa situação comercial em que precisa de muito armazenamento, e precisa de o guardar de forma segura. Ou seja, se o seu intuito é armazenamento puro e duro, com a drive desligada da corrente. A vantagem acaba por recair para as drives mecânicas, visto que são significativamente mais baratas, e dão mais segurança a longo prazo.

Ainda assim, é boa ideia ligar estas drives à corrente de vez em quando, para fazer um ‘check’ de integridade dos dados. Curiosamente, se valoriza mesmo backup de armazenamento desligado da concorrente, a melhor solução é armazenamento ótico (como os DVDs ou Blu-Rays) e não armazenamento HDD ou SSD.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

 

 

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Google Maps: atenção navegação por voz parece assombrada!

O Google Maps é sem dúvida uma excelente aplicação de navegação. Funciona muito bem e vai ficar ainda melhor graças a muitas novidades que...

Samsung “apanhada” nos SSDs? Resposta? Baixa de preços!

Com a disseminação do armazenamento PCIe 4.0, na forma de muitos (e bons) SSDs NVMe, os antigos mas ainda muito rápidos e fiáveis SSDs...

Windows 10 volta a desgraçar as impressoras! E agora?

Parece mentira mas não é. Os updates da Microsoft voltaram a fazer das suas. Quando tudo parecia calmo e os problemas resolvidos, eis que...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!