O PSVR 2 é ainda um capacete de realidade virtual extremamente sólido, que só não foi um sucesso absurdo na altura do seu lançamento, porque, claro, estava limitado ao ecossistema Sony PlayStation. Ou seja, para usar um PSVR 2, era necessário ter uma PlayStation 5.
Infelizmente, devido à falta de suporte por parte da Sony, e facto de os jogos terem de ser adaptados para algumas tecnologias proprietárias, o PSVR 2 foi “abandonado” logo desde muito cedo. No entanto, a Sony veio agora a público afirmar que o capacete sempre teve planos para chegar ao mundo do PC… Uma afirmação deveras estranha, visto que além do capacete, é preciso comprar um adaptador para um usar num PC.
Sim, um adaptador que nunca vai ser incluído na caixa do PS VR 2.
O PSVR 2 sempre teve destino traçado para o PC. Mas…
Portanto, no fundo, faz todo o sentido ver o PS VR 2 no lado do PC, e com o capacete VR a levar com descontos muito interessantes em cima, este pode muito bem vir a ser revolucionário para o PC Gaming via VR. Porém, a Sony vir dizer que o plano sempre foi este… Pah… É duvidoso.
Ainda assim, em uma entrevista recente, a SIE afirmou que a equipa de desenvolvimento do PS VR 2 sempre teve esta ideia. Porém, a realidade é que o capacete só chega ao PC numa altura em que estava quase “morto”, e pelos vistos, a Sony não tem quaisquer planos de levar jogos VR para o outro lado da barricada. Aliás, este suporte ao PC nem é completo, visto que muitas das funcionalidades exclusivas do PSVR 2 não estão disponíveis fora da PS5.
Além de tudo isto, parece ter zero planos de desenvolver o que quer que seja para o seu próprio capacete.
Basicamente, o PSVR 2 foi despejado no lado do PC, e pronto… Está feito.
Dito tudo isto, a realidade é que o PSVR 2 já está no lado do PC desde o dia 7 de Agosto. Apenas precisa de comprar o adaptador. Vale a pena?