O peso médio de um automóvel subiu quase 400 kg em 7 anos!

O mundo automóvel, depois de muitos anos de estagnação, é hoje em dia um mercado cheio de inovações tecnológicas, e como tal, está em constante mudança. Algo que muito se deve à grande aposta na eletrificação, e claro, o estilo de carro que os condutores hoje em dia mais procuram.

Dito isto, saiba que o peso médio no mundo automóvel subiu imenso nos últimos anos!

Estamos a falar de 400kg de aumento de peso em médio, isto apenas entre 2016 e 2023, praticamente a chegada de uma nova geração.

Mais concretamente, segundo uma análise focada nos anos mencionados em cima, os carros mais recentes em estrada passaram de 1553 kg para uns incríveis 1947kg, quase 2 toneladas.

Como deve imaginar, isto é algo que tem um profundo efeito na qualidade das nossas estradas, porque mais peso acaba sempre por criar um desgaste maior no pavimento. Além disso, acaba por também ter um efeito na eficiência das motorizações, e claro, dinamismo e conforto na condução.

Peso médio subiu, de quem é a culpa?

Ora bem, existem vários culpados!

Mas, de forma muito curiosa, muitos dos culpados deste aumento peso nos carros “normais”, também aparecem nas séries de corridas motorizadas. Sendo exatamente por isso que até na Fórmula 1 já há quem se queixe que os carros estavam demasiado grandes e pesados.

A segurança significa a implementação de vários tipos de sistemas modernos, o que claro está, também significa peso extra. As carroçarias também estão cada vez mais resistentes e inteligentes, de forma a dissipar a força de qualquer impacto. Tudo isto significa carros maiores, mais altos, e claro, mais pesados.

Ainda no lado da segurança, temos de ter a noção que tudo isto depende de sensores, câmaras, e incríveis sistemas computacionais dentro dos nossos automóveis. Isto também precisa de espaço, e acaba por influenciar o peso.

De forma mais concreta, em 2016, os testes realizados indicam que os SUVs e crossovers daquele ano tinham um peso médio de 1722 kg. Ou seja, praticamente 169 kg a mais que os restantes veículos no mercado.

No entanto, em 2023, apesar de em média um SUV pesar cerca de 1985 kg, a diferença entre SUVs e os restantes carros é de apenas 38 kg. Ou seja, a média geral aumentou imenso, e como já deve ter percebido, os SUVs já não são os maiores culpados.

Vamos à eletrificação!

Apesar de oferecer grande acelerações, uma condução relaxada, e de ser alegadamente mais amiga do ambiente. A eletrificação, ou os carros elétricos, está a levar os pesos para níveis nunca antes vistos.

Afinal, em 2023, a média de peso de um carro elétrico está quase nos 1991 kg. Entretanto, se excluirmos os 100% elétricos (e híbridos) o cenário acaba por mudar, com os restantes veículos registam uma média de peso em 1841 kg, ou 150 kg a menos, em média.

Carros 100% elétricos: Potência exagerada faz algum sentido?

Resumo: Tendência é para aumentar!

Razões:

  • Popularidade dos SUVs
  • Chegada da eletrificação – Carros elétricos e híbridos
  • Carros no geral mais pesados devido ao acrescento de segurança e tecnologias
  • A extinção dos carros pequenos e citadinos

A tendência é sempre a subir, com alguns carros a alcançar já números exorbitantes, como é caso do Mercedes-Benz EQS SUV que já roça as 3 toneladas, com 2899kg de carro em cima das nossas estradas.

Ademais, o que pensa sobre o a escalada de peso nos automóveis? Partilhe a sua opinião connosco em baixo.

fonte

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Silvio José
Sempre gostei de tecnologia, e em tenra idade já sonhava em construir a minha Dream Machine. Alcançado esse sonho agora o objetivo é aprender mais e mais. A minha paixão em todo o tipo de tecnologia faz-me estar sempre alerta a todas as novidades.

Leia também

Quando é que a Apple vai lançar os novos AirPods? E quais?

Embora não tenha havido grandes revisões ao nível dos AirPods em 2023, a Apple está a preparar uma grande mudança para este ano. O...

Google quer roubar a Ray-Ban à Meta!

Ao que tudo indica, a Google já tentou começar algum tipo de conversação com a empresa mãe da popular marca de óculos de sol...

Como descobrir uma fuga de vácuo no seu automóvel?

Embora normalmente seja fácil localizar uma fuga de óleo ou de líquido de refrigeração, sobretudo devido à existência de líquido, encontrar fugas de vácuo...

Como reduzir os reflexos no ecrã do seu televisor! É simples

Apesar de os televisores terem evoluído muito, há uma coisa que continua a impedir a experiência de visualização perfeita: O brilho. Seja qual for...

Muita atenção à profundidade de descarga do seu veículo elétrico

A profundidade de descarga refere-se à quantidade de bateria que utiliza entre carregamentos. Por exemplo, se tiver uma bateria de 100 kWh, uma profundidade...

iPhone 15 vai ficar mais barato!? Tenha paciência!

Como deve saber, a gama de smartphones iPhone 16 está quase a ser anunciada e posteriormente lançada no mercado Global. Afinal de contas, a...

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Artigos relacionados