O novo processador da Apple mete a Intel e a AMD no bolso!

Os últimos benchmarks relativos à performance single-thread do novo processador ARM da Apple com 8 núcleos mete as ofertas mais rápidas da Intel e AMD em apuros! Estamos a falar de um processador que irá dar vida à nova geração de portáteis MacBook Pro e computadores Mac em 2021.

É um nível de performance incrível, conseguindo alcançar o i7-11700K que ainda nem chegou oficialmente ao mercado, bem como o AMD Ryzen 7 5800X, que por sua vez é um dos processadores mais vendidos dos últimos meses.



O novo processador da Apple mete a Intel e a AMD no bolso!

o novo processador Apple

Portanto, o novo processador ARM da Apple é novamente baseado no processo de 5nm da TSMC, trazendo algumas melhorias arquiteturais para não só melhorar a performance, como também a eficiência energética do ‘pacote’. Afinal de contas, estamos a falar de um SoC (System on a Chip), e não de um simples CPU. (Dentro da mesma die, temos o CPU, o GPU, a memória, entre muitas outras coisas!)

Dito tudo isto, o Apple M1 de nova geração aqui testado é uma peça com 8 núcleos de processamento (4 Firestorm ARM & 4 Ice-Storm) com uma frequência base de 3.2GHz. Uma frequência que de forma bem curiosa, fica bastante aquém daquilo que a AMD e Intel oferecem nas suas gamas de processadores.

Estamos a falar de um processador capaz de chegar aos 3550 pontos no teste Passmark Single-Thread! Isto enquanto o i7-11700K chega apenas aos 3542 pontos e o AMD Ryzen 7 5800X chega aos 3506 pontos.

Claro que a diferença de performance não é gigantesca, mas a diferença no consumo de energia entre estres 3 processadores é muito significativo! Será que o futuro da computação está mesmo na arquitetura ARM? Esta aposta da Apple pode mudar muita coisa nos próximos tempos.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Microsoft vai mesmo apostar no Surface Duo 2! Vale a pena?

Quando a Microsoft anunciou originalmente o seu Surface Duo, o mundo dos smartphones tremeu! Afinal de contas, a gigante Norte-Americana, que no passado até...

(Análise) Corsair M65 RGB Elite: Diferente do resto!

Já perdi a conta ao número de ratos gaming que me passaram pelas mãos, que na verdade, são todos farinha do mesmo caso... É...

Google Fotos: a novidade mais esperada desapareceu sem data!

Em 2019 na conferência da Google conhecemos uma novidade que ia chegar ao Google Fotos. Esta novidade chamava-se Colorize e utilizava a IA para...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!