O mesmo carro elétrico polui mais em Portugal, do que na Suécia

Se por ventura está neste momento a analisar a compra de um automóvel elétrico, de forma a escapar às incessantes subidas do preço dos combustíveis fósseis, e ao mesmo tempo está a pensar que vai ajudar o ambiente com menos emissões de CO2 para a atmosfera, bem, é preciso ter em conta que comprar um carro elétrico não significa automaticamente que vai reduzir as suas emissões numa taxa fixa.

Ao fim ao cabo, um carro elétrico em Portugal, pode poluir mais, ou menos, relativamente a um outro qualquer país. Sabe porquê? Vai tudo depender da forma como cada país produz a sua própria energia.

- Publicidade -

O mesmo carro elétrico pode poluir mais em Portugal, do que na Suécia

Golf, GTE, Híbrido, Carregar

Portanto, segundo um dos últimos estudos publicado pela Green NCAP, um ramo da NCAP criado para determinar o impacto ambiental de cada automóvel elétrico lançado no mercado, o grande fator determinante da sempre afamada poluição, está diretamente relacionado com as fontes de energia de cada país. Ou seja, tudo depende do peso das energias renováveis no total de energia consumida durante todo o dia/semana/ano.

Por exemplo, na Polónia, apenas 16% da energia produzida, ao longo de um ano, vem das renováveis. No outro lado do espetro, na Suécia este número já sobe para mais ou menos 60%! Em Portugal, andamos a rondar os 34%.

Daí a afirmação inicial deste artigo! Em suma, o mesmo carro elétrico vai poluir mais na Polónia, relativamente a Portugal, não existindo grandes vantagens ambientais na troca, e claro, também vai poluir mais em Portugal do que na Suécia. Mas neste segundo caso, já existe uma redução muito significativa nas emissões poluentes, no nosso território, graças à nossa percentagem total de produção de energias renováveis.

Afinal de contas, Portugal está numa posição muito interessante, ao conseguir ficar bastante acima da média Europeia das energias renováveis. (Como pode ver em baixo – Dados referentes a 2020).

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Sabia deste pequeno ‘se’ no mundo elétrico? Partilhe connosco a sua opinião acerca deste tema nos comentários em baixo.

Fonte

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.