O mercado precisa de smartphones pequenos e compactos!

Na minha opinião, o mercado precisa de smartphones pequenos e compactos como de pão para a boca… Ao fim ao cabo, nos últimos anos, apesar do desaparecimento das margens, e até inclusão das câmeras no ecrã, os smartphones não param de ficar maiores.

É que hoje em dia, o ‘normal’ é encontrar ecrãs de 6.5” ou maior! Uma tendência que parece querer continuar, apesar das mãos dos utilizadores já não esticarem mais

smartphones, coronavirus no smartphone

Portanto, antigamente era possível baixar o tamanho físico de um smarpthone ao reduzir as margens. Mas hoje em dia, com os ‘ecrãs infinitos’, se a fabricante esolher meter um ecrã de 6.5” ou até 6.9” no caso do S20 Ultra, o aparelho vai ser um autêntico tijolo.

Sim, é possível remediar um pouco o assunto ao implementar algum tipo de curvatura no ecrã e vidro traseiro, mas continua a ser um smartphone gigante, onde muito provavelmente vai ser impossível utilizar o aparelho com apenas uma mão.

Porquê esta tendência de ecrãs cada vez maiores?

Os smartphones estão maiores, porque nós queremos aparelhos maiores para trabalhar, jogar, ou apenas ver séries e filmes! Ou seja, os smarpthones são cada vez mais um computador de bolso, onde fazemos tudo e mais alguma coisa. Aliás, em boa verdade, o mercado de ‘tablets’ não morreu por acaso… Morreu porque os smarpthones o mataram.

No entanto, nem todos os consumidores querem um aparelho de grandes dimensões… Dito isto, infelizmente, se por acaso não quiser um iPhone SE 2020 que tem um design ‘antigo’, ou não tem dinheiro para comprar um iPhone 11 Pro, não tem grande alternativa no mundo Android.

O que é um erro crasso das fabricantes parceiras da Google.

O mundo Android precisa de smartphones pequenos para competir com a Apple!

iPhone

Como deve saber, a Apple está neste momento a oferecer o recente iPhone SE 2 que pega no design minimalista do iPhone 6, bem como o iPhone 11 Pro, que é um autêntico gigante (na performance) num corpo de anão, especialmente em comparação com os rivais diretos Android. (O iPhone 11 Pro impressionou-me muito na análise que fiz durante a quarentena, por oferecer uma das experiências mais completas do mundo dos smartphones, num corpo tão compacto. Ora leia.)

Ao fim ao cabo, voltando ao assunto em mãos, o mercado Android não tem qualquer alternativa a estes dois aparelhos, especialmente nas gamas mais altas.

Aliás, mesmo nas gamas médias e baixas, é cada vez mais difícil encontrar um bom aparelho compacto que não faça compromissos demasiado sérios noutras áreas, como a qualidade do ecrã, design, ou performance fotográfica.

Em suma, é preciso mais variedade no mercado de smartphones! Ao fim ao cabo, nenhuma das fabricantes de referência Android tem um aparelhos com um ecrã abaixo das 5.7” no mercado.

Os ‘Tijolos’ são fixes, mas não são fixes para todos. Ora veja:

  • Galaxy S20 -> 6.2”
  • Pixel 4 -> 5.7”
  • OnePlus 8 -> 6.55”
  • Xiaomi Mi 10 -> 6.67”
  • Huawei P40 -> 6.1”

Muito resumidamente, nem todos nós queremos andar com um ‘monstro’ de 6” ou 7” colado à cabeça, capaz de fazer lembrar a altura em que a malta andava a falar ao telemóvel em tablets LTE de 7”.

Caso não saiba, o último grande smartphone compacto foi o Sony Xperia XZ2 Compact (em cima) com um ecrã de 5”, que apesar de ser mais pequeno que a concorrência, contava com o SoC Snapdragon 845, uma boa quantidade de RAM, e pasme-se, uma autonomia muito decente para as suas dimensões.

Um aparelho que curiosamente ainda trazia margens significativas à volta do ecrã! Ou seja, em 2020 seria possível criar algo ainda mais minimalista, com uma performance superior.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.