O mercado de smartphones está ao rubro e de facto a situação é bem diferente do que se esperava devido à pandemia. Escassez de chipsets e fábricas fechadas durante o confinamento faziam prever o pior. No entanto não foi isso que aconteceu. A empresa de estudos de mercado Counterpoint publicou uma análise referente ao mercado de smartphones em 2021 e graças a isso ficámos a saber que as vendas anuais subiram 7%. Se olharmos apenas para o quarto trimestre os valores são mais expressivos. Dito isto, cresceu 20% face ao terceiro trimestre. De facto, nem a escassez de chipsets nem a pandemia conseguiu abandonar o mercado de smartphones!
Nada abranda o mercado de smartphones e há surpresas!
Mas não foram só as vendas que aumentaram. Os preços também. De facto, temos um aumento na casa dos 12% ano após ano. As subidas em média situaram-se nos 300 Euros. Isto também porque os modelos 5G custam mais do que os 4G.

Entretanto outro fator interessante e que contribuiu para esta boa saúde do mercado de smartphones foi o lançamento do iPhone 13 que teve muito sucesso. Mas as marcas chinesas também tiveram uma palavra a dizer. Dito isto muitas marcas como a Xiaomi, Vivo, OPPO e realme contribuíram também para um grande número de vendas. Sobretudo porque também estão a empurrar muitos dispositivos 5G.
A propósito disto a taxa de dispositivos 5G no mundo era de 18% em 2020 e foi de 40% em 2021.
Ao mesmo tempo também se destaca uma maior procura por modelos gama média e gama alta. Isto porque as pessoas resolveram apostar em equipamentos mais completos. Até porque tiveram necessidade que eles servissem cada vez mais como dispositivos de entretenimento.

A Apple tornou-se o líder global de smartphones em termos de receita com um crescimento de 35%. No final de 2021 a taxa de participação de mercado era 44%. Mais uma vez o interesse pelo iPhone 12 e iPhone 13 contribuíram muito para isto.

O segundo lugar foi atribuído à Samsung. Isto numa altura em que as vendas aumentaram 11%. O preço aumentou também em cerca de 5%.

Já as vendas da Xiaomi aumentaram nuns fantásticos 49%. Logo a seguir aparece a OPPO com as vendas a aumentarem em 47%.
A vivo também surge na lista das empresas com grandes crescimento graças aos 43%.
De facto, as marcas chinesas estão em grande e contribuíram largamente para o mercado de smartphones.

