No início deste ano, elogiá-mos imensamente o Find N2 Flip da Oppo, um smartphone dobrável do tipo “Flip”, capaz de (finalmente) oferecer tudo aquilo que queríamos num smartphone baseado neste tipo de design, a um preço apelativo.
Foi um dos primeiros smartphones dobráveis mais focado nas massas! Como tal, foi uma aposta capaz de convencer até o mais exigente dos entusiastas ou especialistas do mundo mobile.
No entanto, depois da forte aposta no início de 2023, é muito provável que a Oppo não repita a brincadeira em 2024 com o sucessor ao N2 Flip (N3 Flip). Infelizmente, a relação da Oppo com o mercado Europeu já viu melhores dias, e um pouco à imagem daquilo que aconteceu com a Huawei, vamos ser nós (os consumidores) a pagar a fatura.
O melhor smartphone dobrável não vai chegar cá!
Pois bem, eu percebo que a minha pessoa seja um tipo de utilizador pouco comum, porque realmente gosto de ter um smartphone dobrável como aparelho principal no meu dia-a-dia.
Apesar de tudo parecer um “brinquedo”… A realidade é que este tipo de formato, seja ele Flip ou Fold, oferece um tipo de utilização que pura e simplesmente não existe no mundo dos smartphones tradicionais. O que para mim, tipo de utilizador que deve mudar de smartphone 50 vezes por ano, é uma lufada de ar fresco num mercado cada vez mais estagnado.
Sendo exatamente por isso, que depois de ter utilizado o N2 Flip como smartphone tradicional durante uma série de meses… Criei alguma expetativa relativamente ao novo N3 Flip.
Um smartphone que apensar pegou na filosofia que deu origem ao N2 Flip, e a levou para um nível completamente novo. Afinal de contas, além de um design mais bem conseguido, de mais performance, mais bateria. Temos ainda a correção daquele que é o maior “defeito” de qualquer dobrável do tipo Flip… O Find N3 Flip trás finalmente 3 sensores no seu módulo de câmaras, em vez de apenas 2.
Qual é o problema?
Bem, o Oppo Find N3 Flip é um aparelho real, que já foi anunciado e lançado.
Porém, a Oppo tem uma relação estranha com o mercado Europeu. Muito devido aos problemas que a fabricante Chineasa contiua a ter no campo das patentes (com a Nokia).
Isto não é um problema de agora, mas… Enquanto a Oppo agiu de forma mais ou menos “normal” em 2023. Tudo parece indicar que o lançamento de novos modelos em território Europeu vai ser feito com um pouco de mais cuidado no final deste ano, e todo o ano de 2024.
O que é uma pena!
Este é muito provavelmente um dos melhores smartphones dobráveis do mercado. Mas, mais uma vez, o mercado Global vai ficar interdito de uma boa e interessante evolução tecnológica.
Ainda há esperança. Mas, infelizmente, é muito provável que Portugal não seja um dos alvos mais apetecíveis para o lançamento deste aparelho.