O lançamento da PS5 mais parece o lançamento da velha PS3!?

É inegável que a consola de nova geração da Sony (PlayStation 5) tem um grande defeito… Não existe nenhuma unidade nas lojas! Muito resumidamente, a gigante Japonesa não está a ser capaz de responder à procura, e muito provavelmente, não vai ser capaz de o fazer nos próximos tempos… Tal foi o impacto da pandemia na indústria da produção de microprocessadores.

Quer saber mais sobre a ‘crise’?

Para a indústria, o lançamento da PS5 parece o lançamento da velha PS3

PS5 PS3

Portanto, o lançamento da PS5 tinha tudo para ser o melhor de sempre! Até porque na verdade, até correu bastante bem, esgotando todas as unidades em meros minutos, em todas as regiões. Mas devido à escassez de unidades nas prateleiras, temos vários developers agora a vir a público mencionar que estão a ter uma sensação de ‘deja vu’. isto porque o lançamento da PlayStation 5 parece uma repetição do lançamento da PlayStation 3 em 2006. Sabe porquê?

Muito resumidamente, em termos de inovação, a PlayStation 5 não quebra quaisquer moldes, oferecendo uma experiência de jogo muito similar à da velha PS4. Aliás, muitos jogadores afirmam que a PS5 não é mais que uma simples evolução. Além disto, é também impossível para os estúdios começar a trabalhar a todo o gás na nova geração. Porque, claro está, não existem unidades vendidas suficientes para investir muitos milhões no desenvolvimento de um projeto deste tipo.

Mas isto também tem alguns pontos positivos

Afinal, com tantas similaridades entre as consolas, os estúdios estão a conseguir adaptar-se à nova consola muito rapidamente. Algo que claro está, não aconteceu com a PlayStation 3.

É que caso não se lembre, para oferecer grafismo ultrarrealista, a Sony apostou no uso do poderoso processador Cell! O problema é que programar um jogo para este processador era um autêntico pesadelo, e resultou em ‘ports’ com uma performance significativamente mais baixa na consola da Sony.

Entretanto, em contraste, nunca foi tão rápido e fácil dar o salto para uma nova consola. Sendo exatamente por isso que estamos a ter vários ‘ports’ de jogos, ou atualizações ‘next-gen’ para alguns jogos com anos de mercado.

Em suma, esperemos que a Sony e Microsoft consigam ultrapassar as dificuldades de produção, para realmente entrarmos na nova geração, e claro, ver o que os estúdios realmente conseguem fazer com o hardware, sem o peso da PS4 e Xbox One às costas.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Em destaque

Leia também