O IPTV é hoje em dia um produto extremamente apetecível. Esta é a mais pura das verdade. E nem sequer estamos a falar do lado legal, que dá vida à grande maioria do conteúdo multimédia que consumimos nos tempos que correm. Estou a falar do lado cinzento, o lado pirata com mensalidades de 5€, onde os consumidores conseguem ter acesso a centenas ou milhares de canais, onde claro está, temos de incluir futebol, F1, NBA, etc…
Há cada vez mais interessados. Dito isto, quando há mais interessados, há também mais dinheiro a circular. É um ciclo muito difícil de travar. Ou seja, quanto maior é a procura, maior é a oferta. Além de tudo isto, quanto maior é a oferta, mais visível se torna o fenómeno.
Um fenómeno especialmente mais complicado em regiões como as nossas, em que o produto legal é quase sempre demasiado caro para os bolsos do consumidor comum.
Assim, mesmo com um aumento claro da atenção por parte das autoridades, a realidade é simples. Quando um serviço fecha, rapidamente aparecem mais dois ou três para ocupar o lugar.
Curiosamente, muitas vezes aparecem com menos “vergonha”.
Já não é algo escondido. Vale tudo!
Se há alguns anos o IPTV pirata operava quase nas sombras, a aproveitar muito o boca-a-boca. Hoje está completamente normalizado. É perfeitamente comum encontrar anúncios de IPTV no Facebook, no Instagram, no TikTok e até em grupos públicos. Não estamos a falar de fóruns obscuros ou sites duvidosos escondidos em cantos da internet.
Estamos a falar das maiores plataformas do mundo. Onde a exposição é direta e clara. Além disso, sem qualquer tipo de vergonha.
Nem o Google consegue acompanhar
Isto é o mais curioso. Basta fazer uma pesquisa simples por termos relacionados com IPTV para perceber o que está a acontecer. Os resultados multiplicam-se a uma velocidade impressionante. E isto é perigoso.
Afinal, um amigo ou familiar a recomendar um serviço é uma coisa. Existe pelo menos a noção de que a coisa funciona minimamente bem. Por outro lado, anúncios aleatórios na Internet… É outra questão.
A questão não é se o Google remove alguns resultados. Remove.
Antes de mais nada, o problema é a escala. O ritmo a que estes serviços aparecem é tão elevado que a gigante da pesquisa não consegue acompanhar de forma eficiente. Fecha-se um domínio, surgem três novos. Remove-se um link, aparecem dois espelhos.
O dinheiro fala mais alto
Em suma, tudo isto acontece por uma razão muito simples. O dinheiro reina! O IPTV pirata gera dinheiro. Muito dinheiro.
Enquanto houver consumidores dispostos a pagar por uma solução que oferece “tudo num só sítio”, haverá operadores prontos a montar novos servidores e novas páginas.
Em suma, feliz ou infelizmente, o fenómeno já ultrapassou a fase de nicho. É popular. É visível. E está cada vez mais normalizado.






