A aposta “barata” da Apple continua?
A Apple prepara um início de 2026 particularmente preenchido, e um dos destaques será mesmo o sucessor ao “flop” iPhone 16e. Sim, o iPhone 16e tinha um potencial tremendo, mas acabou por falhar devido ao seu preço exagerado para o smartphone que é na realidade.
Dito tudo isto, o novo modelo deverá chamar-se iPhone 17e e mantém a estratégia da Apple para o segmento de entrada.
Ou seja, o lançamento está previsto para o arranque de 2026 e, como seria de esperar, a Apple não vai reinventar a roda. O iPhone 17e deverá manter muita da base tecnológica do 16e, com um toque de modernização para tentar salvar uma gama que não convenceu em vendas.
Processador A19, modem C1 e câmara de 18MP
A Apple deverá equipar o 17e com o chip A19, o mesmo do iPhone 17 base. Por isso, não esperes milagres de performance, até porque o salto grande só acontecerá na segunda metade de 2026, quando chegarem os iPhone 18 Pro com o A20 e A20 Pro.
Ao nível das comunicações, o 17e deverá usar o mesmo modem C1, mesmo que a Apple já tenha apresentado o C1X no iPhone Air e esteja a preparar o C2. Porém, a câmara frontal é atualizada para 18MP com Center Stage, o que deverá melhorar bastante as videochamadas, bem como a experiência de selfie.
Há ainda a possibilidade de o iPhone 17e receber o novo chip N1 para ligações sem fios mais rápidas, eficientes e com transferências peer-to-peer muito mais estáveis.
Ah, e sim, tudo indica que a velha notch vai finalmente desaparecer, dando lugar a uma Dynamic Island mais moderna.
A Apple quer recuperar da fraca receção ao 16e?
Na minha opinião, a única forma do 17e recuperar depois do “flop” do 16e é com uma revisão no preço. Mas… A Apple alguma vez baixou preços? Pois…
Ainda assim, o 17e aparece como oportunidade de corrigir o rumo com pequenas melhorias. A marca quer manter este segmento vivo, mas sem lhe dar um salto tecnológico que canibalize os modelos mais caros.
Não vem sozinho! MacBook “barato” e novo iPad também a caminho!
A primavera de 2026 também deverá trazer um MacBook acessível, agora equipado com um SoC de iPhone (provavelmente o A18 Pro do iPhone 16 Pro), com um ecrã de 13 polegadas. O preço esperado fica entre 699 e 899 dólares. Mas, claro que vamos ver compromissos no hardware para isso ser possível.
Já o iPad de 12.ª geração não deverá mudar por fora, mas vai receber o chip A18 e, com ele, suporte para Apple Intelligence pela primeira vez neste segmento.
🔥 Este artigo foi útil?
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!


