O Galaxy S21 é muito mais barato! (Para a Samsung)

É inegável que os smartphones topo de gama têm aumentado de preço quase todos os anos. Aliás, por vezes, além dos aumentos de preço, alguns modelos até perdem alguns extras, como foi o caso do iPhone 12 no ano passado, e vários smartphones Samsung em 2021, que claro está, entretanto perderam o carregador que sempre foi incluído na caixa.

No entanto, parece que pelo menos no caso da Samsung, a Bill of Materials (lista de componentes) é afinal mais barata relativamente ao ano passado. Foi exatamente por isto que os mais recentes topos de gama da Samsung baixaram um pouco de preço em comparação aos modelos do ano passado.

Mas vamos por partes.



O Galaxy S21 é muito mais barato! (Para a Samsung)

S21 é mais barato

Portanto, de acordo com um estudo de mercado da Counterpoint Research, a gama Galaxy S21 custa, em média, menos 200$ em comparação aos Galaxy S20 do ano passado. Mais concretamente, o Galaxy S21 Ultra custa menos 7% relativamente ao S20 Ultra do ano ano passado. (Custo de produção: 533$)

Curiosamente, parece que as razões por detrás desta queda no preço de produção está na integração do Modem diretamente no SoC, redução do número de antenas 5G, bem como a remoção do carregador e auriculares da caixa.

Entretanto, os mais baratos e menos poderosos Galaxy S21 Plus e Galaxy S21 até tiveram uma queda mais acentuada de 13% e 12%, respetivamente. Tudo graças à remoção do sensor ToF, uso de ecrãs com resolução mais baixa, acabamentos em plástico em vez de vidro, e claro, remoção do carregador e auriculares.

Apesar da queda nos preços de produção, isto não significa que as margens de lucro tenham aumentado significativamente. Visto que foi preciso um maior esforço de marketing para vender novos smartphones em tempos pandémicos. Ainda assim, num futuro menos caótico, seria interessante ver os preços a baixar, e não constantemente a aumentar. Aliás, no caso da Samsung, as gamas Galaxy S e Galaxy Note poderiam servir para os entusiastas, enquanto as gamas Flip e Fold deveriam servir para ganhar dinheiro a sério.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo?

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também