O futuro dos SSDs está a chegar! Pode dizer adeus ao M.2

Hoje em dia, já são os SSDs que reinam o mercado de computadores, com os consumidores com menos dinheiro a optar pelas versões SATA de 2.5”, enquanto os mais endinheirados já se aventuram pelos SSDs NVMe M.2 PCie 3.0 ou 4.0.

No entanto, parece que dentro de muito pouco tempo, vamos ter um novo tipo de SSD no mercado baseado num formato superior, em várias maneiras, ao M.2. Abram alas ao XFM! Mas, tenha calma, porque o adeus do título é um exagero.

O futuro dos SSDs está a chegar! Pode dizer adeus ao M.2

Portanto, a associação que regula os standards do mundo da memória (JEDEC), acabou de apresentar uma nova especificação para um tipo de memória muito interessante, a XFM (Crossover Flash Memory). É um standard com a grande missão de substituir o cada vez mais popular M.2, sendo bastante mais pequeno, e por isso, com muito mais potencial para ser implementado em aparelhos mais pequenos. No entanto, as mudanças não estão apenas no tamanho.

Afinal, visto que os novos SSDs XFM vão ser capazes de utilizar a interface lógica NVMe através de uma interface física PCIe. Tudo vai ser muito similar a um stick M.2 para a máquina propriamente dita. Existem algumas limitações no uso de linhas de comunicação PCIe, mas ainda assim, sendo PCIe Gen 4 ou Gen 5, o aumento na velocidade de leitura ou de escrita vai ser simplesmente dramático, relativamente aos atuais standards UFS, eMMC ou cartões SD.

Estamos a comparar com cartões SD? Sim… É que as dimensões são basicamente as mesmas!

Assim, com uma velocidade estonteante, e um tamanho diminuto, podemos ter aqui uma tecnologia de armazenamento muito interessante para aparelhos IoT, aplicações embebidas. Ou vários tipos de aparelhos portáteis como consolas, headsets VR, drones, smartphones, portáteis e tablets.

 

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Ataques informáticos dão 35 anos de prisão a homem de 32 anos!

Muitas pessoas acham que estão a salvo por fazerem atividades ilícitas atrás de um computador. No entanto isto não podia estar mais longe da...

Não jogue estes jogos! São considerados os mais tóxicos!

Se por acaso costuma jogar diariamente os mais diversos vídeo jogos então certamente deverá saber que existem uns com comunidades mais tóxicas do que...

Google TV: Tudo o que precisa de saber acerca do serviço!

Num mundo em que temos cada vez mais serviços de subscrição a ocupar o ecrã da nossa TV, eis que a gigante da pesquisa...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!