Apesar de todo o mercado estar louco com as novas RTX 30 da NVIDIA e Radeon RX 6000 da AMD, a ASRock decidiu apresentar uma ideia bastante interessante que se foca mais na utilidade, deixando a performance pura e dura para segundo plano.
Estamos a falar de uma placa gráfica no formato M.2, que ao olhar dos utilizadores mais desatentos, parece mesmo um SSD NVMe!
O futuro dos PCs está nas mini placas gráficas?
Portanto, estamos a falar de um produto com o nome ASRock M.2 VGA Module. Como é que isto funciona? Aparentemente é muito simples, apenas precisa de uma ligação M.2 e uma interface PCIe. A placa em si utiliza um controlador SM750 da Silicon Motion com 16MB de memória integrada, ao mesmo tempo que utiliza a primeira geração do standard PCIe.
Esta ‘placa gráfica’ é tão simples que apenas precisa de 1.49W para funcionar, sendo capaz de fazer output de imagem com resolução máxima de 1920 x 1440.
Qual é o objetivo desta placa ‘diferente’?
O objetivo é a praticabilidade e simplicidade, afinal de contas, graças ao seu controlador, funciona nos mais diversos sistemas, desde os mais básicos PCs baseados em CPUs Intel e AMD, como os menos conhecidos AMCC, STMicro, Marvell, Loogson, etc… Curiosamente, o suporte de software também tem em conta o SO Linux.
É obviamente um produto para um mercado nicho, mas que pode muito bem ser um sinal do futuro.
Afinal de contas, num futuro bem mais próximo daquilo que muitos pensam, não irá ser necessário ter uma máquina super poderosa para jogar, visto que tudo irá ser processador na nuvem e enviado para as nossas máquinas através da Internet. Assim, em vez de uma gigantesca RTX 3090 de 1500€, podemos ter uma simples placa como esta para output de imagem e tarefas simples.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!