O futuro da Microsoft nos smartphones está nas mãos da Google!

Durante a apresentação de ontem, a Microsoft impressionou tudo e todos com o seu novo smartphone Android Surface Duo! Uma revelação que teve imediatamente um comentário da Google de Boas Vindas:

“Estamos muito felizes por dar as boas vindas à Microsoft ao ecossistema Android. Estamos entusiasmados com o trabalho que vamos ter pela frente, em conjunto, para trazer o melhor das duas empresas aos utilizadores.”

O que claro está, pode ser lido como: “Ahahahah, a vitória é nossa! Viva ao Android!”

Dark Mode

Afinal de contas, a Microsoft já foi uma das grandes rivais da Google no mundo dos smartphones! Aliás, a gigante Norte Americana até comprou a Nokia para ter uma fabricante de telemóveis debaixo da sua asa, ganhando imediatamente algum peso no mercado.



No entanto, a coisas acabou por correr mal… E o Windows 10 Mobile acabou por morrer, deixando o mercado para uma luta a dois, Android vs iOS.

Portanto, é fácil chegar à conclusão que a Microsoft desistiu do seu próprio sistema operativo mobile, para apostar tudo nos serviços! 

Windows 10 Mobile

Assumidamente, hoje em dia já é possível fazer uma espécie de Android Microsoftizado, ao instalar o Office Outlook, Microsoft Launcher, e claro conectando tudo à OneDrive.

Ou seja, apesar do Sistema Operativo estar nas mãos da Google, tudo o resto poderá ser dominado pela Microsoft. Pelo menos, julgamos que este é o objetivo da gigante do software.



Curiosamente, a Microsoft até fez uma parceria bastante interessante com a Samsung, lançando uma versão do Note 10 com muito do software da gigante Norte Americana. Ainda assim, apesar da Samsung ser a líder de mercado, a Microsoft precisa de ter mais controlo sobre a sua experiência de utilização… E claro está, é aqui que entra o seu novo smartphone, o Surface Duo.

Afinal, o Surface Duo vai ter acesso à experiência Google Android completa. Com acesso à Google Play Store e Google Mobile Services. Algo que a Huawei perdeu há alguns meses, e que tem sido devastador para a fabricante Chinesa.

O que por sua vez significa que a versão Android da Microsoft não irá ser um ‘fork’ do Android como é o Amazon Fire OS. Vai ser um Android ‘Normal’!

O que acaba por ser um pouco estranho, visto que além da Google Play Store, a gigante da pesquisa também obriga as fabricantes a incluir o G Suite. Ou seja, todas as aplicações ‘by Google’, como é o Gmail, Drive, Fotos, etc…

Será que existiu aqui alguma negociação entre as duas partes?

Surface Duo, da Microsoft

Temos de esperar para ver… É que o Surface Duo só irá chegar ao mercado em 2020. E por isso, grande parte destas questões podem ainda estar em negociação. Mas uma coisa é certa, como o caso Huawei Mate 30 tem demonstrado, o Sistema Operativo deixou de ser o mais importante!

O que os utilizadores realmente querem é uma experiência fluída e completa, com tudo aquilo a que têm direito. Ou seja, o acesso a toda e qualquer aplicação possível e imaginária, sem entraves, e de forma rápida.

Em suma, ver a Microsoft a juntar-se à Google acaba por ser um pouco estranho. Especialmente quando a primeira até foi rival da segunda no mundo dos Sistemas Operativos mobile. Contudo, a verdade é que o Android é o SO mais usado do planeta, um domínio que vai ser ainda mais cimentado com a entrada da Microsoft no carrousel.

Mas… O que é realmente interessante no meio disto tudo, é que a Microsoft depende agora da tecnologia Google para dois dos seus produtos importantes. O Sistema Operativo dos seus telemóveis, e motor do seu browser Edge.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Saiba mais sobre a linha Surface aqui.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Google TV vai dar canais premium de borla mas há um requisito!

O Google TV está realmente fantástico. Tem uma interface bem conseguida e que nos dá um rápido acesso a tudo aquilo que procuramos. No...

Netflix processada por causa de uma das séries mais vistas!

Tendo em conta que existem montes de séries na Netflix que foram realmente capazes de conquistar meio mundo, a verdade é que podem também...

Atenção para quem vai jogar FIFA 22! Existem 3 novos ícones!

Tal como acontece todos anos, parece que foram apresentados novos jogadores que de certa forma merecem ficar marcados no mundo do futebol. Sendo que...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!