O Facebook criou uma nova aplicação de reconhecimento facial

Atualmente, o Facebook encontra-se envolvido em todo o género de polémicas e criticas, algo que aconteceu devido às inúmeras falhas privacidade e fugas de informação nas suas redes sociais. No entanto, apesar de tudo isto… Parece que a empresa continua a apostar no desenvolvimento de tecnologias assustadoras.

A empresa confirmou nesta Quinta-Feira que criou uma aplicação para os seus funcionários, que permitia identificar alguém através de reconhecimento facial.

Tem noção do que isto significa?

Muito resumidamente, isto quer dizer que através dessa aplicação, bastaria apontar a câmera para a cara de alguém e se houvesse informações suficientes, o seu Facebook iria aparecer. Contudo, segundo o Business Insider, esta aplicação foi desenvolvida entre 2015 e 2016 e já foi descontinuada.

Felizmente, esta aplicação nunca foi lançada para o público e parece ter sido ‘cancelada’

Dito isto, apesar da empresa confirmar a criação da aplicação, a mesma garante que não era possível identificar alguém na rede social.

Assim sendo, um porta-voz do Facebook adiantou que: “A aplicação descrita… funcionava apenas para funcionários do Facebook e só podia reconhecer funcionários e amigos com o reconhecimento facial ativo”.

Segundo as informações, mesmo numa fase inicial a aplicação exibia em apenas segundos o nome e a foto de perfil de quem fosse identificado.

Facebook Libra

Não é a primeira vez que o Facebook opta pelo reconhecimento facial para identificar utilizadores da plataforma

Isto porque, anteriormente a empresa criou as “tags”, uma funcionalidade que foi o centro de uma acção em 2015 que alegava a violação de uma lei de privacidade biométrica.

Além disto, saiba que tudo isto aconteceu antes do grande escândalo de 2018 (Cambridge Analytica), em que dados de 87 milhões de utilizadores foram acedidos sem o seu consentimento. O que levou a uma multa milionária ao Facebook no valor de 5 mil milhões de dólares.



Curiosamente, esta informação vem pouco tempo depois de ser revelado o “bug” que deixava a câmera frontal do iPhone ligada em segundo plano. Poderá ter sido apenas uma coincidência ou não… No entanto, tudo aponta que a equipa do Facebook tenha criado muitas aplicações “esquisitas” ao longo dos anos.


Ademais, o que pensa sobre isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte 

mm
Silvio José
Sempre gostei de tecnologia, e em tenra idade já sonhava em construir a minha Dream Machine. Alcançado esse sonho agora o objetivo é aprender mais e mais. A minha paixão em todo o tipo de tecnologia faz-me estar sempre alerta a todas as novidades.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Google TV vai dar canais premium de borla mas há um requisito!

O Google TV está realmente fantástico. Tem uma interface bem conseguida e que nos dá um rápido acesso a tudo aquilo que procuramos. No...

Netflix processada por causa de uma das séries mais vistas!

Tendo em conta que existem montes de séries na Netflix que foram realmente capazes de conquistar meio mundo, a verdade é que podem também...

Atenção para quem vai jogar FIFA 22! Existem 3 novos ícones!

Tal como acontece todos anos, parece que foram apresentados novos jogadores que de certa forma merecem ficar marcados no mundo do futebol. Sendo que...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!