volkswagen id.3

(Carros elétricos) Volkswagen ID.3 vai mesmo produzir som. Saiba o porquê! – A grande maioria dos entusiastas do mundo automóvel adora ouvir o bom roncar de um motor a combustão interna, especialmente quando falamos de um grande desportivo. Mas, em boa verdade a maioria de nós conduz um carro de gama média/baixa que apenas nos faz doer a cabeça. Ou seja, uma das grandes vantagens dos carros 100% elétricos é mesmo o silêncio!

Contudo, visto que os motores elétricos não emitem som, o silêncio extremo é uma ameaça atual que pode ter grandes consequências!

Afinal de contas, ainda estamos muito habituados ao som dos carros atuais. Por isso, é normal assumir que em total silêncio… Não estejam a passar carros. O que claro está, pode resultar em acidentes como atropelamentos, caso os peões estejam distraídos ou a contar com o tradicional som dos carros ‘normais’.

Desta forma, os carros 100% elétricos vão passar a emitir ruído exterior para alertar os pedestres da sua passagem. Algo que está a ser determinado pela União Europeia e que até faz algum sentido para a segurança de todos nós.

volkswagen id.3

Pois bem, a Volkswagen já escolheu o som para o seu elétrico ID.3!

A gigante Alemã tratou de escolher o som exterior para o seu Volkswagen ID.3, que é no fundo, um dos modelos mais importantes para o futuro elétrico da empresa.

Ficou curioso para saber que tipo de som a fabricante escolheu? Clique, aqui para ver o vídeo.

Volkswagen ID.

É exatamente isso que ouviu, este modelo vai soar mesmo como uma “nave espacial”! A escolha por este som futurista é a aposta da fabricante para caracterizar a diferença entre os carros “normais” e os seus veículos elétricos.



Entretanto, saiba que este som foi criado pelo compositor e produtor música húngaro, Leslie Mandoki.

Como poderá ver no vídeo, o som muda conforme a condução, dando aos pedestres a capacidade de julgar se o veículo está a acelerar, a travar ou até mesmo a manter a velocidade. Claro que este ruído a todo o tempo vai se tornar chato, mas não desespere! Porque acima dos 30km/h o som desaparece.

Nota -> Acima dos 30km/h o ruído dos pneus é o suficiente para o carro ser notado.

 


Em suma, a implementação do som vai tornar-se mesmo obrigatória e a Volkswagen aproveitou isto para dar ao seu elétrico um som característico que mais ninguém poderá usar. Assim, não só consegue oferecer uma solução para o problema, como também consegue diferenciar o seu carro das restantes ofertas no mercado.

Assim, é provável que num futuro muito próximo diga… “Estás a ouvir? Vem aí um VW!”.

Ademais, o que pensa sobre isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.