Como deve saber, com a chegada do Windows 11 ainda em 2021, tanto a Intel como a AMD não podem perder o ‘barco’. Afinal de contas, com a chegada de um novo Windows, temos também o início de uma nova loucura de ‘upgrades’ no mundo dos computadores. Que tem de ser aproveitada!
No entanto, enquanto a Intel parece estar disposta a apostar tudo o que tem em 2021, ao lançar uma nova plataforma, com um novo socket, e ainda, um novo tipo de design (big.LITTLE), que por sua vez, irá ser capaz de suportar as novas tecnologias DDR5 e PCIe 5.0. A AMD parece estar a ser obrigada a voltar atrás nos seus planos… O que significa isto?
A AMD vai ter de lançar uma espécie de ‘refresh’ dos atuais Ryzen 5000, desta vez com a arquitetura Zen 3+, nas mesmas exatas motherboards que já temos no mercado, de forma a apanhar o comboio ainda em 2021.
Será suficiente? Bem… A memória DDR5 vai chegar extremamente cara, além disso, os novos Ryzen 6000 Zen 3+ parecem prometer um aumento de performance muito apetecível! Estamos a falar de +15~25%, dependendo da aplicação. Consegue imaginar o ‘all-in’ da Intel a rebentar na sua face?
Ryzen 6000 em 2021, Ryzen 7000 com boards AM5 em 2022
Portanto, enquanto a Intel vai lançar motherboards com um socket completamente novo (LGA 1700) ainda em 2021, a AMD está a planear lançar as suas novas motherboards AM5 apenas no segundo trimestre de 2022.
O que por sua vez, parece abrir espaço a um lançamento de novos processadores na segunda metade de 2022, baseados na recentemente revelada arquitetura Zen 3+.
O que muda na arquitetura AMD Zen 3+? Terá hipóteses contra os Intel Core 12000?
Na verdade é muito simples! Fica quase tudo igual, à exceção do sistema de cache do processador.
Ou seja, os novos Ryzen 6000 deverão contar com a tecnologia 3D Vertical Cache, o que curiosamente irá melhorar muito significativamente a performance dos processadores da AMD, especialmente em jogos. (Por serem muito sensíveis à velocidade e tamanho da memória CACHE.)
Em suma, vamos ter um duelo muito interessante!
A AMD com tecnologia mais antiga, mas ainda assim super apelativa. Isto enquanto a Intel deverá apostar tudo o que tem para voltar à mó de cima. Prefere qual?
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!