O disco rígido principal de um PC tem sempre a letra C. Porquê?

A razão para a letra C ser sempre a escolhida para o disco principal é muito simples, sendo também temporal. É que na altura em que os computadores começaram a ganhar força no mundo da eletrónica de consumo, ainda não existiam discos rígidos.

Só existiam as inesquecíveis disquetes! Um item que se tentar mostrar a um miúdo com 20 anos, ou menos, este irá identificá-lo como o “botão de guardar do Word”. Ou então, nem sequer vai fazer ideia do que está à frente dos seus olhos.

O disco rígido principal de um PC tem sempre a letra C. Sabe a razão?

Portanto, há muitos anos atrás, o software que dava vida ao PC era carregado através de uma disquete ‘floppy disk’, carregada a partir do primeiro leitor do PC. Isto enquanto a segunda disquete servia como um espaço para os utilizadores colocarem os seus arquivos. Duas drives, que por sua vez, recebiam as letras A e B.

Depois de tudo isto, apareceu o HD (Hard Drive -> disco rígido), e o software que anteriormente era lido a partir de uma floppy disk, começou a ser instalado aqui. Esta terceira drive recebeu a próxima letra no alfabeto, o C. Assim, mesmo tendo em conta o facto de uma das drives A/B ter perdido o seu uso principal, as letras continuaram sempre a ser reservadas para este mesmo objetivo. Aliás, mesmo depois da chegada das drives de CD, pens USB, etc… Estas letras continuaram sempre reservadas no Windows, bem como noutros sistemas operativos.

Posteriormente, como dissemos em cima, tivemos ainda a chegada das drives de CD, DVD, etc… Com estas a receberem a letra D. Isto enquanto as também já mencionadas Pen Drives receberam a letra E.

Hoje em dia, nos PCs modernos, ninguém utiliza as letras A e B, que claro, continuam reservadas para disquetes. Entretanto, a Letra C continua a ser utilizada para identificar o disco rígido principal, enquanto as restantes letras são utilizadas consoante o número de leitores de DVD, HDDs, SSDs, etc… Tem instalados no seu PC.

Em suma, foi tudo uma questão de tempo, e evolução tecnológica!

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Fazia ideia que tudo funcionava desta forma? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Artigos relacionados