A VIVO decidiu nem disfarçar… O novo OriginOS 6 parece ter sido criado com o iOS 26 aberto no ecrã ao lado. Ou seja, é mais um exemplo de que tudo aquilo que a Apple faz, bem ou mal, acaba por influenciar o mercado.
Afinal, desde os ícones arredondados aos painéis translúcidos e ao efeito de vidro fosco, tudo lembra o polémico Liquid Glass Design da Apple. Um design que, apesar de bonito, gerou (e continua a gerar) críticas por dificultar a legibilidade e o contraste. (Isto já para não falar da performance e impacto na bateria).
O clone visual do iOS 26!
A apresentação da VIVO falou em “fluidez” e “movimento natural”, mas a verdade é que o novo OriginOS 6 parece um clone direto do iOS. O sistema adota o mesmo tipo de camadas com profundidade, o mesmo dock flutuante, e até os mesmos efeitos de refração de luz nos wallpapers animados.
Os elementos visuais copiados são muitos:
- Painéis translúcidos e sobreposições foscas, iguais aos que a Apple estreou em todo o iOS 26.
- Ícones e botões arredondados, no mesmo estilo suave e tridimensional.
- Dock flutuante e sombras subtis, para criar o efeito de “vidro líquido”.
- Wallpapers dinâmicos que reagem à luz e ao movimento.
- Centro de Controlo praticamente idêntico, até nas cores e espaçamento.
- Ecrã de bloqueio igual ao do iPhone, com as mesmas opções de personalização.
É difícil olhar para isto e não ver um iPhone a correr Android. Mas… Talvez seja este o objetivo?
Qual é a sua opinião?
Isto é muito normal no mercado. Aliás, já por cá dissemos que o Android está cada vez mais parecido ao iOS, e vice-versa. A inovação, e a vontade de fazer as coisas diferente, anda pela hora da morte.
Mas… Acha que isto é um ponto negativo? O iOS 26 pode ter dividido opiniões, mas já está a moldar a concorrência. Comprava um Android igual ao iPhone?
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!