O Cartão de Cidadão Português está desatualizado. Vai mudar!

Depois de muitos anos em que o antigo BI (Bilhete de Identidade) foi rei, tudo indica que o Cartão de Cidadão Português vai ter de passar por uma atualização. O aspeto não vai mudar nada por aí além, apesar de algumas alterações interessantes de analisar. Porém, o sistema de segurança vai mudar e não é pouco.

O Cartão de Cidadão Português está desatualizado. Vai mudar!

Portanto, esta atualização de design não serve apenas para “refrescar” o cartão de cidadão, visto que apesar de algumas mudanças, não sofre uma revolução de aspeto. O que está a acontecer é que o cartão atual tem um sistema de segurança desatualizado! Por isso, mesmo que renove o seu CC hoje, e por isso fique um cartão “teoricamente” válido até 2034, a realidade é que a União Europeia só vai permitir uma validade até Agosto de 2031, porque não vai permitir a manutenção do sistema antigo de segurança para além dessa data.

Na realidade, Portugal até está um pouco atrasado nesta mudança.

Visto que Espanha, bem como outros estados membros, já atualização o seu cartão identificador primário em 2021, ou até antes disso.

Este é o atual CC.

Entretanto, é preciso dizer que o novo CC Português vai ser lançado no dia 10 de Junho (Dia de Portugal). Traz uma foto maior, alguma alusão aos azulejos Portugueses, entre outros detalhes interessantes que complicam a cópia ou alteração do mesmo.

- Advertisement -

Afinal, temos a palavra PORTUGAL a ser repetida inúmeras vezes ao longo de todo o cartão, o que por sua vez cria as linhas que separam as informações. Além disto, temos a presença detalhada das quinas e da rosa dos ventos que atravessam as palavras em ângulos diferentes dificultando manipulação das informações.

Em suma, precisa de renovar o BI/CC? Talvez seja boa ideia esperar um pouco!

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.