O Android vai finalmente copiar o iMessage do iPhone!

Uma das grandes queixas dos fãs do mundo Apple quando muda para um telemóvel Android, é o facto de perder o iMessage!

Caso não saiba o que é isto, estamos a falar de uma simples app que a Apple criou como alternativa às conversações por SMS. É uma ferramenta que funciona em qualquer aparelho iOS, ou seja, iPhone, iPad e todos os computadores baseados no macOS. Oferecendo todas as vantagens das aplicações mais recentes, como a encriptação fim a fim, entre outras coisas.

Dito isto, a Apple nunca criou uma versão da sua aplicação para o mundo Android, de forma a manter os seus fãs dentro da sua própria bolha, no seu ecossistema. E claro, a Google tem tido grandes dificuldades na criação da sua própria app… Aliás, é exatamente por isto que a gigante da pesquisa teve tantas aplicações de conversação ao longo dos anos… Mas parece que as dificuldades estão prestes a terminar!

O Android vai finalmente copiar o iMessage do iPhone!

Bug no Android

Portanto, a solução mais recente da Google tem o nome de RCS (Rich communication Services), que infelizmente ainda não está disponível para todos. Mas isto nem é o mais importante, visto que o Google Messages ainda não tem todas as funcionalidades do iMessages, sendo significativamente menos seguro. No entanto, parece que a gigante do software está finalmente pronta a corrigir todos estes defeitos, de forma gradual.

Caso não saiba, o iMessage foi a primeira aplicação popular a implementar a encriptação fim a fim, garantindo que apenas o remetente e destinatário iriam ter acesso à mensagem, mesmo que existissem pontos inseguros no canal de transmissão. Sendo seguida pelo WhatsApp, Signal e mais recentemente todas as apps do grupo Facebook. Por isso, a Google não tem mesmo outra solução a não ser entrar no mesmo comboio.

Dito isto, este tipo de encriptação é agora referenciado no Google Messages 6.2.031, uma versão de teste que já pode ser encontrada no APK Mirror.

Ou seja, o Google Messages vai a partir de agora necessitar de uma ligação à internet para que a encriptação possa funcionar. Caso contrário, a app irá apenas enviar uma SMS/MMS normal sem qualquer tipo de encriptação. Com a plataforma RCS a funcionar de forma bastante parecida.

Além disto, a app também vai encriptar informações de localização se por acaso a partilhar com os seus contactos. Curiosamente, também vai ser possível dar acesso às suas conversações por aplicação.

Entretanto, ainda não fazemos ideia de quando é que esta versão do Google Messages irá realmente ser lançada. Mas esperemos que seja brevemente. O iMessages precisa de um rival no mundo Android!


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

Deixe um comentário