O Android está a copiar a Apple, ou a Apple está a copiar o Android?

Existe, e muito provavelmente vai sempre existir, uma guerra entre os sistemas operativos das gigantes Apple e Google, a tão badalada Android vs iOS. No entanto, é inegável que as coisas mudaram muito ao longo dos anos, e que por isso… Já existe algum copianço a decorrer em ambos os lados da barricada.



(Especial) O Android está a copiar a Apple, ou a Apple está a copiar o Android?

android copiar apple

Portanto, a resposta à pergunta do título é simples! Ambas copiam a sua grande rival, e ainda bem que assim é. Ao fim ao cabo, as pessoas que usam o iOS e o Android, têm utilizações e problemas muito similares. Assim, como é obvio, as soluções para estes mesmos problemas podem ser muito diferentes, mas também podem ser muito similares.

Assim, enquanto uma empresa pode chegar a uma solução primeiro, noutras situações pode ser a outra. Claro que se por ventura um Sistema Operativo lança uma funcionalidade que toda a gente quer, vai obviamente ter de existir um grau de ‘copianço’ para tentar chegar ao mesmo nível. Contudo, também acontece, por vezes, que estas funcionalidades nem sequer sejam inspiradas naquilo que a rival lançou! Sendo algo que já estava em desenvolvimento há algum tempo, e acabou por acontecer sair depois da solução da Apple ou da Google, dependendo do caso.

Por exemplo, o Android da Google permite o uso de Widgets no Home Screen há vários anos, algo que a Apple começou a permitir no iOS de forma bem recente. No entanto, a maneira como a coisa é implementada é completamente diferente! O que também acaba por afetar a utilização dos utilizadores.

Aliás, a solução no Android está bem mais limitada ao nível dos recursos, o que resulta em Widgets por vezes ‘pobres’ mas muito amigos da bateria. A solução da Apple parece mais refinada, porque também é mais moderna, sendo implementada de uma forma mais eficiente.

Em suma, apesar de serem funcionalidades muito similares… Se puser o código lado a lado, vai perceber que a única coisa em comum é mesmo o nome ‘widget’.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também