O Android Auto e o seu smartphone vão evitar que seja atropelado!


Por em

A CES 2020 trouxe-nos coisas muito interessantes. De facto, foi uma edição cheia de novidades. Uma delas consiste numa nova app para o Android Auto que utiliza o smartphone dos peões e também inteligência artificial preditiva para avisar o condutor que alguém se vai atravessar à frente do carro. Claro que sendo uma fase inicial, ainda nem tudo está perfeito. No entanto, estamos no bom caminho.

O Android Auto e o seu smartphone vão evitar que seja atropelado!

O sistema chama-se Viziblezone que é também o nome da empresa e tem um requisito. É que tanto o sistema de navegação do carro como o smartphone do peão têm de estar a executar esta aplicação. No entanto, há alguma flexibilidade para aumentar esta compatibilidade. É que a empresa fornece um SDK que pode ser utilizado com produtos de terceiros. Quando falamos em produtos de terceiros, falamos dos distintos sistemas de navegação que estão nos automóveis de marcas diferentes. Para além disso, até vejo isto a ser integrado nativamente em apps como o Google Maps, Waze ou outras.

O Android Auto e

O que é certo é que cada veículo tem de estar ligado ao Viziblezone de algum modo e cada peão terá de ter a aplicação a correr.

Eis como tudo funciona.

Os smartphones que têm esta app instalada transmitem a localização para os veículos que estão nas redondezas. Depois estes veículos processam estes dados com a ajuda da inteligência artificial para determinarem se existe ou não a hipótese de ocorrer um acidente.

Caso isto aconteça, os condutores são alertados com tempo suficiente para prevenir qualquer ocorrência.

Claro que devido ao número de dependências que um destes sistemas acarreta é pouco provável que o vejamos em breve num smartphone ou num carro. Isto a menos que a Google o decida integrar ou clonar. Uma hipótese que referi acima. De facto, continuo a insistir que vejo este sistema integrado no Google Maps ou no Waze.

No entanto, claro que há sempre questões adjacentes e lembro-me logo de uma…

Mesmo que tudo corra bem e os peões decidam instalar esta app no seus smartphones, surgem sempre questões de privacidade. É que no fundo as pessoas vão estar sempre a partilhar a sua localização e será preciso impor algumas regras.

Este sistema pode não parecer nada do outro mundo, porque até já há tecnologias semelhantes que podem prevenir acidentes e atropelamentos. No entanto é diferente. É que na maioria dos casos não são suficientemente rápidos e o aviso pode aparecer tarde demais. Com este sistema, o objetivo é prevenir com alguma janela temporal. De facto, antes de entrarmos numa rua podemos ser logo alertados que há a hipótese de ocorrer um atropelamento e isto é verdadeiramente fantástico.

A empresa responsável pelo desenvolvimento desta aplicação diz que ela já está disponível na Play Store. No entanto, no Android Auto ainda não aparece. Mais informações podem ser encontradas aqui.

Leia também

Ou veja mais notícias de Android, Especiais, Featured

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

O Huawei Mate 30 Pro é top na fotografia. Mas e no caso do som?

Oops! Afinal não há sensor de 108 megapixéis no Galaxy S20!?

Seguinte