O Android 12 vai ser mais ‘simpático’ para as outras lojas de apps

Historicamente, uma das grandes vantagens na utilização do SO da Google, sempre foi o facto de termos mais liberdade. Ou seja, é possível sair um pouco fora da caixa, ao instalar aquilo que queremos, de onde bem entendermos.

Aliás, temos vários exemplos oficiais desta brincadeira, como a plataforma de apps da Amazon, da Samsung (Galaxy Store) e claro, a cada vez mais apetrechada e completa App Gallery da Huawei.

No entanto, estas plataformas de aquisição de apps nunca foram muito bem aceites, muito provavelmente porque a Google meteu sempre a sua Play Store à frente de tudo e de todos. Algo que aparentemente irá mudar num futuro próximo, nomeadamente no lançamento do Android 12! Altura em que a gigante da pesquisa irá dar mais espaço para a sobrevivência destas ‘lojas’.



O Android 12 vai ser mais ‘simpático’ para as outras lojas de apps

Android 12

Portanto, recentemente, a Google anunciou que irá forçar o uso do ‘Google Play Billing’ em todas as compras dentro das aplicações a partir de setembro de 2021. Além disso, vai também existir um esforço para permitir o uso e abuso de plataformas como a Epic Games Store, uma plataforma que ao que tudo indica, irá fazer um autêntico all-in no mundo do gaming mobile.

Em suma, a Google oferece vários tipos de serviços no uso da Play Store, pedindo 30% de todo o dinheiro que passa pelas transações. No entanto, também afirma que os devs têm toda a liberdade do mundo de utilizarem outras plataformas de aquisição de apps que achem mais justas. O exato oposto da Apple, que proibe o uso de plataformas de fora no seu iOS. Ora leia:

“Em resposta ao feedback dos utilizadores, vamos fazer algumas mudanças no Android 12 (lançamento do próximo ano), de forma a tornar o uso de app stores de fora ainda mais fácil. Isto ao mesmo tempo que iremos ter cuidado de forma a não permitir que a segurança do SO seja comprometida. Estamos a trabalhar neste projeto neste exato momento, e iremos partilhar mais informações assim que possível.”


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também