O 6G ainda não chegou, mas já quebrou recordes de vulnerabilidade

A tecnologia que vai dar vida às redes de nova geração 6G ainda está bastante longe de ser implementada no mercado. Afinal de contas, o 5G acabou de chegar e ainda tem muito que evoluir. No entanto, uma equipa de investigadores já foi capaz de criar uma ferramenta, capaz de ‘espiar’ os sinais sem fios do 5G.

Muito resumidamente, as redes 6G foram pirateadas em meros minutos, através de um ataque ‘man in the middle’.

O 6G ainda não chegou, mas já quebrou recordes de vulnerabilidade

6G

Portanto, investigadores da Rice University conseguiram criar uma ferramenta capaz de ‘interceptar’ dados aos sinais sem fios 6G, que por sua vez, andam entre os 110 e 170 GHz.

“As frequências vulneráveis a este ataque ainda não estão em uso. Mas claro está, ter a noção da existência de uma ameaça futura, é o primeiro passo para a anular. Estas frequências ainda não estão em uso, mas estão a caminho, e por isso mesmo, precisamos de estar preparados.”

Pode ler mais sobre o estudo aqui.

Antes de mais nada, é normal acontecerem estes estudos, e descoberta de falhas. É todo um processo que irá resultar numa rede mais robusta, e por isso mesmo, mais segura. Ao fim ao cabo, existem vulnerabilidades em todas as redes sem fios, seja na nossa ligação 4G ou 5G, ou até no nosso Wi-Fi caseiro… Mas não é por isso que tem medo de ir à Internet todos os dias.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Já anda a navegar no 5G? Ou ainda não está convencido? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.