NVIDIA lança Titan V, a primeira placa gráfica “Volta”


Por em

Parece que a Nvidia nos quer bem alerta, quando todos pensavam que a empresa estava despachada de lançamentos este ano, eis que surpreende com o lançamento da nova Titan V, a primeira placa gráfica baseada na nova arquitectura “Volta”.

Esta placa, tem 21.1 biliões de transístores, oferecendo 110 Teraflops de poder computacional, sendo 9 vezes mais rápida que o modelo antigo, a Titan Xp.

Enquanto que no passado, a Nvidia tem feito marketing da Titan como uma placa gráfica Gaming, desta vez não foi o caso.

Para começar, a placa custa 3000€, e temos também o facto desta ter sido anunciada na conferência anual NIPS, com a promessa de transformar o seu PC num super computador de Inteligência Artificial.

  • NIPS – Conferência de neuro ciência computacional e de aprendizagem máquina que acontece todos os anos em Dezembro.

Nvidia Titan V Volta

 Acerca dos objectivos da Nvidia com a arquitectura Volta, o CEO Jensen Huang disse:

A nossa visão para a “Volta” é ir além dos limites da alta performance computacional e Inteligência Artificial, chegámos a um novo ponto com a arquitectura, instruções, formatos numéricos, arquitectura de memória e ligação de processadores.

Com a Titan V, estamos a por a “Volta” nas mãos de cientistas e investigadores por este mundo fora. Mal posso esperar para ver as descobertas que estamos a potenciar”

Com a Volta, a Nvidia redesenhou os processadores streaming, fazendo-os 2x mais eficientes que a antiga arquitectura Pascal, permitindo um grande aumento de performance por Watt.

Esta arquitectura conta também com núcleos “Tensor”, que são a chave para chegar aos 110 Teraflops de poder computacional.

Nvidia Titan V Volta

Finalmente, a Titan V tem 12GB de memória HBM2, para uma largura de banda mais avançada.

Este anúncio vem poucos dias depois da Nvidia revelar que irá lançar software de Inteligência Artificial para os utilizadores de placas Titan.

Este anúncio aparece do nada, com zero leaks, ou suspeitas dentro da indústria.

No entanto esta Titan V, é sem dúvida uma placa para investigação ou trabalho pesado, com o grande objectivo de ser usada para desenvolvimento de inteligência artificial.

Vão comprar? Ficam já a saber, que já estou a aceitar prendas de Natal 😛

Leia também

Ou veja mais notícias de Especiais

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

Tecnologia – Os Gadgets do futuro

Promoções de natal na Forallphones e Passatempo

Seguinte