O mundo das placas gráficas continua feio, e sobretudo caro. A NVIDIA continua no topo, e a AMD apesar de melhor, não é capaz de bater o pé à rival nas gamas mais altas. Dito tudo isto, se a gama RTX 50 te soube a pouco… Bem… Temos más notícias! Tudo indica que as RTX 50 Super só vão chegar ao mercado na primeira metade de 2026.
RTX 50 Super? O que se sabe até agora!

Segundo informações acabadas de chegar aos corredores da indústria, o lançamento deverá acontecer entre o final do primeiro trimestre e o início do segundo trimestre do próximo ano. O anúncio oficial poderá surgir antes, talvez até na CES em janeiro, mas a chegada às lojas ainda vai demorar.
A razão é simples, e faz algum sentido. Os parceiros da Nvidia ainda não receberam qualquer alerta oficial sobre as novas placas gráficas. Como estes fabricantes precisam de meses para desenhar e produzir os seus modelos personalizados, a janela 2026 parece ser a mais realista.
O que muda com as RTX 50 Super?
O refresh deverá incluir três modelos:
- RTX 5070 Super (18 GB GDDR7)
- RTX 5070 Ti Super (24 GB GDDR7)
- RTX 5080 Super (24 GB GDDR7)
A grande novidade é um aumento de 50% na memória VRAM, graças aos novos chips GDDR7 de 24 Gbit. Isto coloca a Nvidia numa posição mais confortável para lidar com jogos cada vez mais pesados e workloads de IA que consomem memória como nunca.
O que significa tudo isto?
Se as RTX 50 Super chegam algures em 2026, é muito provável que as RTX 60 apenas apareçam em 2027, ou claro, 2028. Eu apostaria mais na segunda opção, visto que as marcas precisam de potenciar o investimento feito no hardware.
Mas, isto também tem muito de bom. Visto que, com um calendário mais espaçado, há espaço para a AMD e até à Intel para tentarem ganhar terreno no segmento de topo.
